O seu médico poderá propor-lhe a participação num ensaio clínico. Um ensaio clínico é estudo que visa descobrir ou avaliar os efeitos de um ou mais medicamentos experimentais para uso humano, a fim de apurar a respetiva segurança e eficácia.
Aqueles estudos podem envolver vários tipos de tratamentos (novos medicamentos, novas vacinas, novas abordagens em cirurgia ou radioterapia, novas combinações de tratamentos, etc.). A participação num ensaio clínico é sempre um ato voluntário. Para ajudar na tomada de decisão, o médico deve fornecer toda a informação sobre o estudo proposto (objetivos, interesse, riscos, inconvenientes) e as condições em que o ensaio é realizado

A informação deve ser dada de forma clara, exaustiva e em linguagem adaptada à capacidade de compreensão do doente, que deve ter todo o espaço para esclarecer as suas dúvidas. Já na posse de toda a informação relevante, o doente tem de assinar o «consentimento informado e esclarecido», um documento que explica os objetivos do ensaio, os benefícios esperados, os riscos conhecidos e as responsabilidades de todos os intervenientes no processo.
Os ensaios clínicos têm regulamentação muito rigorosa, seguem protocolos científicos muito exigentes, são feitos com base no respeito pela ética humana e pelos direitos fundamentais e só podem ser realizados se se concluir que os seus potenciais benefícios, no presente ou no futuro, superam os riscos e os inconvenientes que comportam.
Em qualquer momento, os doentes podem desistir da participação num ensaio clínico, sem que isso comprometa os tratamentos e cuidados de saúde.
Para mais informações sobre ensaio clínicos consulte o portal do INFARMED.