Apoiamos os utentes e as suas famílias, em especial os que estão mais vulneráveis económica e socialmente. Ajudamos os utentes e as famílias a reorganizarem-se para viverem com a doença, para saberem com que apoios podem contar, para continuarem integrados na comunidade, trabalho e escola e a lutarem pelos seus direitos. Damos apoio às famílias em processo de luto.
Estamos presentes em todos os serviços de internamento, apoiamos as consultas de cirurgia, hematologia e oncologia, integramos as equipas de cuidados paliativos de adultos e de pediatria, de gestão de altas e a Unidade de Apoio Domiciliário.
Queremos ajudar na melhor aceitação do diagnóstico e terapêutica e na minimização da ansiedade, assim como na adaptação ao meio hospitalar. Estamos aqui para esclarecer sobre os recursos do hospital e da comunidade, e informar sobre os benefícios, direitos e deveres de cada doente.
Prestamos acompanhamento personalizado e apoio psicossocial: procuramos facilitar a comunicação e reforçar os mecanismos de adaptação que a situação de doença requer, tanto em meio hospitalar, como em casa, no trabalho ou na escola. Promovemos a autonomia e o apoio na dependência e na diminuição de fatores de stress.
Procuramos sensibilizar a comunidade e a rede social para o apoio ao doente, e preparamos a alta social e o acompanhamento pós-alta.