Voltar

Serviço Social

Dra. Fátima Araújo

Coordenadora

Pavilhão do Lar de Doentes, Piso 1

Localização

Email

servicosocial@ipolisboa.min-saude.pt

Horário

Entre as 8h00 e as 16h00, de 2.ª a 6.ªfeira

servico-social

O Serviço Social do IPO Lisboa foi criado em 1948 e, desde então, desenvolve a sua atividade de forma ininterrupta. Através de um atendimento integrado e humanizado, avalia as alterações psicossociais provocadas pelo processo de doença e o impacto das mesmas, no doente e na família, ou no núcleo de proximidade. Analisa, ainda, as potencialidades e deficits existentes de forma a serem trabalhados em conjunto com o doente, família, equipa multidisciplinar e parceiros sociais.

 

O objetivo da intervenção social é sempre a reintegração do doente nos seus vários contextos, procurando potenciar o seu bem-estar e a sua saúde e garantindo a continuidade de cuidados em todas as fases da doença.

 

A ação do Serviço Social rege-se pelos princípios éticos e respeito pela dignidade humana, primando pela equidade e justiça social, atendendo, sempre, à liberdade individual e autodeterminação.

 

Todos os serviços do IPO Lisboa têm um(a) Assistente Social de referência, com quem pode agendar consulta de Serviço Social.