Back

Projeto n.º12630/39689 - Centro de Medicina de Precisão em Oncologia - IT

Este projeto foi apresentado no âmbito do regime geral, tipologia de operações promoção das Tecnologias Informação e Comunicação na Administração e Serviços Públicos – desenvolvimento e integração dos sistemas e infraestruturas tecnológicas de suporte aos novos modelos de atendimento (1) e reengenharia, simplificação e desmaterialização de processos (2).

 

Este projeto inclui as seguintes atividades a realizar:

Atualização da plataforma de armazenamento de dados (fase 2) – renovação da plataforma de armazenamento de dados do Datacenter do IPO Lisboa com vista ao aumento da sua capacidade total.

Restruturação do ambiente de servidores de virtualização – atualização da solução atual para dar resposta aos novos serviços a serem implementados no contexto do projeto atual.

Reestruturação da rede de fibra ótica – substituição de segmentos de cablagem problemáticos e adição de caminhos redundantes com base na tipologia em anel implementada.

Alargamento da cobertura de rede wireless – implementação de 124 antes de rede wireless a integrar na rede de comunicações do IPO Lisboa garantindo 100% de cobertura de acesso.

Construção e migração do Data Center – reestruturação deste com soluções modernas e mais eficazes de segurança e continuidade de serviço com base nas boas práticas.

Implementação de solução de comunicações unificadas VoIP (fase 2) – substituição dos restantes ativos de rede (switches) da infraestrutura e da central telefónica RDIS e instalação de equipamentos de telefonia IP.

Otimização da solução de salvaguarda de dados  (fase 2) – atualização tecnológica e de capacidade desta componente adaptada à nova plataforma de armazenamento de dados.

Ampliação da solução de virtualização do posto de trabalho (fase 2) – substituição de equipamentos thick client por thin clients com contas virtualizadas na infraestrutura do IPO Lisboa.

Implementação de um sistema de segurança transfusional do doente – metodologia transversal a todo o Instituto que prevê o uso de terminais portáteis que auxiliam a administração de terapêutica transfusional e de citostáticos.

Implementação de um sistema de Business Intelligence – solução de monitorização de indicadores para o controlo da atividade realizada, de forma quantitativa e qualitativa.

Implementação de solução centralizada de Gestão de Atendimento – automatização do atendimento presencial, integrado com o sistema de gestão central.

Implementação de sistema de Gestão Documental – para gestão e preservação de documentos arquivísticos fundamentais para o IPO Lisboa.

Implementação de solução integrada de agendamento de MCDT’s– plataforma integradora que permite ao médico efetuar a requisição e marcação de todos os MCDT’s sob gestão de agendas dinâmicas.

Fichas do projeto: março 2021 /março 2019julho 2018 / janeiro 2018 / maio 2017 / outubro 2016

Cartaz