Voltar

28 de Setembro 2020

Vulnerabilidade, autonomia e bioética

Os «Encontros de Investigação» estão de volta e trazem ao debate a vulnerabilidade na doença oncológica. Dia 29 de setembro, às 12h30, no anfiteatro do IPO Lisboa.

O próximo «Encontros de Investigação» traz de volta ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) a enfermeira Mara de Sousa Freitas para nos falar sobre vulnerabilidade na doença oncológica. Dia 29 de setembro, às 12h30, no anfiteatro.

 

Na conferência, organizada pela Unidade de Investigação em Enfermagem do Centro de Investigação do IPO Lisboa, Mara de Sousa Freitas convida à reflexão sobre vulnerabilidade, autonomia e bioética em oncologia, temas que estudou e aprofundou no âmbito do seu projeto de doutoramento em Bioética, no Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

 

«A doença oncológica só pode ser acolhida e adequadamente cuidada enquanto ‘fator social total´, o que coloca elevadas exigências às pessoas doentes e também aos profissionais de saúde que delas cuidam. Integrar os múltiplos fatores de vulnerabilidade da doença oncológica numa resposta que prescreve a ética, a responsabilidade, o profissionalismo e a excelência do cuidar é o desafio de qualquer profissional de saúde que trabalhe nesta área.»

 

Na conferência serão apresentadas duas propostas: «Uma ferramenta de apoio à decisão (bio)ética para o contexto dos cuidados em oncologia e a proposta de um programa de formação, para a decisão bioética em oncologia», afirma a enfermeira.

 

Mara de Sousa Freitas é enfermeira há 17 anos e trabalhou no IPO entre 2006 e 2016. Atualmente, entre outras funções, é assessora do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, professora em várias faculdades, presidente da Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa e da LInQUE Cuidados Paliativos em casa.

A entrada na conferência é livre, com assistência presencial limitada à lotação do anfiteatro e prioridade aos colaboradores do IPO Lisboa.

 

Inscrições através do e-mail: rjcosta@ipolisboa.min-saude.pt.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies