Voltar

13 de Dezembro 2023

Um livro simples que é também uma “missão de cidadania”

‘Quem te Avisa teu Amigo é’, conto infantojuvenil das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foi apresentado esta terça-feira à tarde em Lisboa, no âmbito da celebração dos 100 anos do IPO Lisboa.

“Este livro é também uma missão de cidadania para o IPO Lisboa, uma instituição de referência, centenária, que se dedica ao tratamento de doenças oncológicas. Tratamos cada vez mais pessoas, mas, na verdade, o nosso sonho era deixar de ter doentes”, começou por dizer Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, para justificar a edição deste livro, no âmbito da celebração do centenário do Instituto, em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).

“A promoção da saúde é uma área essencial de aposta IPO Lisboa” e o conto infantojuvenil – ‘Quem te Avisa teu Amigo é’ – das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, com ilustrações de Pedro Brito, faz-se de “um texto nada culpabilizante, com uma mensagem positiva e que faz refletir”.

No lançamento da obra, que aconteceu ontem ao final da tarde na Sala de Âmbito Cultura do El Corte Inglés, a escritora Ana Maria Magalhães lembrou “a dificuldade de crianças e jovens em terem cuidados com a saúde”, salientando a honra e responsabilidade de escrever um conto sobre um “tema complexo, mas que não podia ser pesado”. O mesmo foi reiterado por Isabel Alçada, que admitiu ter ficado surpreendida com o que aprendeu sobre o IPO na pesquisa para a escrita deste conto. “Todos conhecemos o IPO, mas fiquei rendida ao (fundador) Francisco Gentil, à história da instituição e à amplitude do reconhecimento internacional e rigor de trabalho científico que se faz”.

Já o ilustrador Pedro Brito enalteceu o “texto muito bonito” sobre o qual trabalhou as imagens. “Facilitou muito o meu trabalho”. Duarte Azinheira, Administrador Executivo da INCM destacou a importância de “promover a cultura, em língua portuguesa”, na missão de “responsabilidade cultural” da INCM, parceira editorial deste projeto que é mais uma forma de assinalar o centenário do IPO Lisboa, que se celebra já a 29 de dezembro.
‘Quem te avisa teu amigo é’ é dirigido aos mais jovens e reúne mensagens educativas, mas descontraídas, contribuindo para a promoção de hábitos de vida saudável e para a literacia em saúde.

O livro já está à venda nas livrarias.