Voltar

25 de Outubro 2023

Tem doença crónica? Pode renovar a receita na farmácia

Durante um ano, basta ir diretamente à farmácia para levantar a sua medicação.

A partir desta quarta-feira, 25 de outubro, há um novo serviço que visa melhorar a renovação da medicação para doenças crónicas. Assim, basta o utente ir diretamente à farmácia levantar a sua medicação, durante um ano, sem para isso ter que se deslocar regularmente ao Centro de Saúde.

A renovação da prescrição de terapêutica crónica pode ser solicitada em consulta médica, nos serviços administrativos do centro de saúde, através do envio de e-mail para o centro de saúde ou através da Área Pessoal do SNS 24.

Quais as principais alterações?
– Deixa de haver limite do número de embalagens a prescrever para medicamentos destinados ao tratamento de doenças crónicas (tratamentos prolongados), podendo ser prescritas as embalagens necessárias para garantir o tratamento durante 12 meses, em vez do atual limite de seis embalagens por medicamento.
– O médico e o farmacêutico passam a poder consultar o histórico dos últimos 12 meses de prescrições e dispensas do utente.
– O farmacêutico e o médico passam a poder comunicar através de um canal digital.

Qual o prazo de validade das receitas médicas?
– As receitas de medicamentos destinados a tratamentos de longa duração têm validade de um ano (12 meses).
– As receitas de medicamentos destinados a tratamentos de curta/média duração têm validade de 30 dias.
– As receitas manuais têm validade de 30 dias, independentemente do tipo de medicamentos prescritos ou da duração da terapêutica.

Passa a haver uma maior articulação entre o médico de família e o farmacêutico, que passam a poder consultar o histórico de prescrições e dispensas ao utente, e a comunicar através de um canal digital, aumentando a segurança do processo. O farmacêutico passa também a poder dispensar o número de embalagens de medicamentos necessário para cada dois meses de tratamento, em vez de duas embalagens por mês, e o processo repete-se durante um ano.