29 de Dezembro 2023

Solidariedade pelo IPO Lisboa durante todo o ano

Onda solidária é feita de pequenos grandes gestos, individuais ou de empresas, que fazem a diferença.

Ao longo do ano, o IPO Lisboa é alvo de muitos momentos solidários que trazem mais alegria e bem-estar ao Instituto. São dezenas de iniciativas, a título individual ou através de empresas, escolas, clubes de atividades, instituições várias que beneficiaram utentes e até profissionais.

Nesta quadra, também ‘A Magia do Natal’ tem estado presente no IPO Lisboa, seja pela encenação de uma peça de teatro – que tem o mesmo nome e que a Winworld apresentou na Pediatria –, seja pelas inúmeras iniciativas que têm marcado este período festivo, animando doentes, familiares e trabalhadores.

Têm sido dias preenchidos: são as histórias da ‘Bruxa Mimi’, as leituras do livro do ‘Gui’ pelo Pai Natal, a visita do famoso Capitão América, que trouxe cachorros quentes, ou a oferta de gorros e bonecos em crochê, da Retrosaria Faz-de-Contas e do projeto ‘Sorriso entre Letras’ de Constância. Apenas para nomear alguns…

Muitos são também os que fazem chegar material lúdico, didático, brinquedos para as crianças, que ajudam a passar o tempo tanto no internamento, como na Sala Lions, onde se desenvolvem atividades mais lúdicas como decorar as árvores de Natal, com a massa de moldar do Continente, a Hey Clay, colorida, macia e fácil de manusear, que ajuda a promover a destreza e a coordenação, para além de estimular a imaginação das crianças.

Mas também há tempo para momentos musicais e de arte, ao longo de todo o ano. Atelieres de pintura, pela artista Rita Rovisco, são exemplos de como as crianças gostam de dar largas à imaginação entre tintas e pincéis.

Já em outubro, o ’Halloween Cool’ trouxe morcegos e fantasmas de papel e caixas coloridas ‘Doce ou Travessura’ à Pediatria e ao Hospital de Dia. A Sofia, da Decor Details, ofereceu vários artigos decorativos para colocar nos suportes de soro ou nas batas dos médicos e das educadoras, e nas fardas dos enfermeiros.

Mantinhas foram compradas pelos funcionários do Auchan, que também fizeram pequenas almofadas, para serem distribuídas aos utentes do hospital de dia. Durante o verão, crianças, familiares e profissionais da Pediatria foram surpreendidos pela distribuição de gelados ‘Picoloni’ com vários sabores.

Há também quem dê ‘apenas’ do seu tempo para vir ao Instituto ouvir, conversar e fazer companhia aos doentes. Foi o caso de vários atletas e jogadores de diferentes clubes que visitaram adultos e crianças internados ou em tratamento. Muitas vezes, ainda houve tempo para jogar à bola com os mais pequenos no parque infantil.

Estas são apenas algumas das muitas iniciativas solidárias que traduzem o envolvimento da comunidade e da sociedade civil com o IPO Lisboa. A todos, os que aqui foram nomeados e tantos outros que visitam e se lembram do IPO Lisboa durante o ano inteiro, muito obrigado!