Voltar

17 de Outubro 2023

‘SNS Awards’. Equipa do IPO Lisboa vence na categoria ‘Humanização de Cuidados’

Esta vasta equipa de profissionais do Instituto trabalha diariamente com empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde de qualidade e com a preocupação nas práticas humanizadoras.

Parabéns à equipa do Serviço de Oncologia Médica II do IPO Lisboa que venceu na categoria ‘Humanização de Cuidados’ dos ‘SNS Awards’. Os vencedores destes prémios, que visam reconhecer, incentivar e inspirar a excelência no Serviço Nacional de Saúde, foram conhecidos numa cerimónia que teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto.

Uma vasta equipa de enfermeiros, médicos, assistentes técnicos e operacionais trabalha diariamente com empenho e dedicação na prestação de cuidados de saúde de qualidade e com a preocupação nas práticas humanistas, tendo presente que, aqui, os doentes oncológicos e familiares passam por processos de tratamento longos e emocionalmente desgastantes.

Neste caso, a equipa de Oncologia Média II adequou atitudes e comportamentos assentes na empatia e no respeito, melhorando a experiência do doente nos serviços de saúde. Como? Permitindo a visita pontual de animais de estimação; não esquecendo um bolo em dia de aniversário ou um toque de carinho após o perfume ou o aparar da barba aquando da higiene pessoal do doente; levando um doente ‘fanático’ do seu clube ao estádio, mesmo em cadeira de rodas… Pela dignidade e conforto que merecem todos os doentes. Estes foram alguns dos exemplos dados no texto da candidatura enviado para concurso.

Outro projeto que faz a diferença é a ‘Música em Medicina’, já com quatro anos. Quinzenalmente, doentes, familiares ou profissionais podem assistir a concertos musicais ou sessões de poesia musicada. O objetivo é “minimizar o impacto de estados emocionais negativos, proporcionar momentos de bem-estar, de atenção e de plena presença aos participantes bem como de fortalecimento do laço profissional entre a equipa e de redução do burnout dos profissionais”.

João Graça, Médico assistente de Psiquiatria, Pedro Soares, Enfermeiro do serviço de Oncologia Médica, com o apoio de Teresa Larcher, administradora hospitalar, mobilizaram-se para, em colaboração com a violoncelista Sandra Martins, promover a humanização dos cuidados de saúde no internamento através da programação de atividades artísticas. Foi também feita uma parceria com os Urban Sketchers Portugal, que traz uma equipa de desenhadores a cada concerto, “criando memórias do momento vivido através de desenhos e pinturas, respeitando sempre a privacidade dos doentes”.

Os profissionais de saúde e as suas equipas submeteram mais de 600 candidaturas às diferentes categorias e coube ao Júri, constituído por especialistas de reconhecido mérito e elementos da sociedade civil, identificar a shortlist dos projetos/equipas finalistas das 17 categorias. Ao longo de toda a semana passada, os profissionais de saúde votaram em seis candidaturas finalistas de cada categoria.

Mais de 11 mil profissionais de saúde elegeram os vencedores dos “SNS Awards” – prémios lançados no âmbito dos 44 anos do SNS.

“Todos os dias há histórias de superação nos nossos hospitais e centros de saúde e estes prémios são uma forma de dar a conhecer o que melhor se faz, de Norte a Sul do País, nas mais diversas áreas. No fundo, pretendemos reconhecer todos os que participam já hoje na construção do SNS que queremos amanhã”, justificou Fernando Araújo, Diretor Executivo do SNS.