Voltar

28 de Abril 2023

Saúde e segurança no trabalho

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, dia 28 de abril, a palavra é de Maria Ana Frazão, Diretora do Serviço de Saúde Ocupacional do IPO Lisboa.

O serviço de saúde e segurança no trabalho, atualmente designado Serviço de Saúde Ocupacional (SSO), é constituído por uma equipa multidisciplinar, composta por médicos do trabalho, enfermeiros, técnicos de saúde do trabalho, entre outros trabalhadores.

A redução da morbilidade associada ao trabalho assenta na implementação de uma Saúde Ocupacional presente, atenta e proativa. Tal pressupõe uma participação assídua por parte de todos os trabalhadores nos exames de saúde, de acordo com a idade e risco profissional, para que todos os fatores de risco presentes em contexto laboral possam ser devidamente identificados pelo Serviço de Saúde Ocupacional, antes de se traduzirem em doença ou mal-estar para o profissional.

“A saúde ocupacional ocupa um lugar de destaque na relação com os trabalhadores, estabelecendo laços de confiança entre ambos.”

Estima-se que, só na Europa, morram cerca de 200 mil trabalhadores por ano devido a acidentes de trabalho. Em Portugal, perdem-se 2517 anos de vida com qualidade por cada 100 mil trabalhadores. Estes números, provavelmente subestimam o impacto do trabalho na saúde dos profissionais, mas permitem evidenciar que a segurança e a saúde dos trabalhadores ainda não são dados adquiridos.

Os serviços de saúde ocupacional têm como principais atividades a aferição da aptidão para o trabalho, a identificação dos fatores de risco e a avaliação de riscos para saúde, bem como a gestão e a prevenção dos mesmos

A saúde ocupacional ocupa um lugar de destaque na relação com os trabalhadores, estabelecendo laços de confiança entre ambos, realizando visitas aos postos de trabalho e fazendo contactos com as chefias diretas ou ainda, através de ações de formação, sensibilização e/ou partilha de informação. Estas podem decorrer em sessões de formação dirigidas a grupos profissionais, em exame de saúde, durante visitas aos postos de trabalho ou também através de folhetos informativos. Realiza, também, o acompanhamento de acidentes de trabalho, analisando-os e visando implementar melhorias, de modo a prevenir a sua repetição.

“O foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores contribui para criar uma sensação de pertença dos profissionais à instituição.”

Procurando prevenir efeitos adversos na saúde do trabalhador, provenientes da exposição a fatores de risco de natureza profissional, e promovendo um ambiente seguro e promotor de saúde, este Serviço é responsável pela vigilância de saúde durante o decorrer de toda a carreira dos profissionais. É também importante a identificação precoce de suscetibilidades individuais dos trabalhadores e/ou doenças ligadas ao trabalho, que poderão condicionar a sua permanência em determinados locais de trabalho na instituição. Outra das grandes áreas da saúde ocupacional incide na promoção e educação para a saúde que inclui, entre outras ações, a vacinação dos profissionais e a motivação para a adoção de estilos de vida saudáveis.

O bem-estar dos trabalhadores deve ser físico, mas só é pleno quando se associa ao mental. Desse modo, todos os trabalhadores devem sentir-se seguros e protegidos no seu ambiente de trabalho.

 

O foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores contribui para criar uma sensação de pertença dos profissionais à instituição, fomentando a diminuição do absentismo. Manter os profissionais motivados, satisfeitos e com saúde, aumenta a sua produtividade e eficiência.

Em suma, o ambiente de trabalho seguro e promotor da saúde é um princípio basilar do contexto profissional no século XXI e a prevenção primária é a medida mais eficaz para diminuir a prevalência de doenças ligadas ao trabalho.

 

Ajude-nos a cuidar de quem cuida.