Back

06 de Setembro 2022

Refletir sobre a saúde mental em oncologia

2.º Encontro de Enfermagem de Saúde Mental realiza-se a 14 de outubro no IPO Lisboa. Profissionais debatem saúde mental de doentes e cuidadores.

Nos últimos anos, revelam os dados internacionais, verifica-se um “agravamento da saúde mental no doente oncológico e cuidadores”. Por isso, é cada vez mais necessária a tomada de “medidas integradas e cuidados diferenciados” para esta população.

 

Mais e novas “estratégias de regulação emocional, novos modelos de gestão, e formas de intervenção mais direcionadas para a compreensão, comunicação e criação de uma relação empática” são as propostas que vão estar em debate no 2.º Encontro de Enfermagem de Saúde Mental. A conferência ocorre a 14 de outubro no anfiteatro do IPO Lisboa, na mesma semana em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).

 

O encontro é organizado pelo Grupo de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiatria, do Instituto, e pela Unidade de Investigação em Enfermagem do Centro de Investigação do IPO Lisboa.

 

Com o tema “Mais saúde mental em oncologia”, a conferência está organizada em três painéis: “Emoções: respostas e desafios”; “Mais saúde mental: desafios nas organizações de saúde”; e “Arte e criatividade como forma de terapia”. Ocorrerão ainda dois momentos artísticos. Entre os oradores encontram-se profissionais de diversos serviços do IPO Lisboa, e de outras instituições, bem como investigadores desta área.

 

A iniciativa realiza-se apenas com assistência presencial e tem inscrição obrigatória, limitada à capacidade do anfiteatro. Será disponibilizado o respetivo certificado de participação. Para os profissionais do IPO Lisboa a inscrição é gratuita (apenas têm de juntar cópia digital do cartão de funcionário à inscrição), para os restantes tem o valor de 5 euros.