Dia 24 de abril, o anfiteatro do IPO Lisboa recebe as primeiras jornadas do projeto «Cuidar a Par», uma parceria na área da prestação de cuidados paliativos que junta os profissionais da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e da Unidade de Assistência Domiciliária (UAD) do IPO Lisboa e os profissionais de saúde do ACES Lisboa Central.
«Esta iniciativa pretende dar a conhecer as boas práticas em cuidados paliativos e as atividades desenvolvidas no contexto deste projeto, alargando a sua discussão a um público mais vasto de profissionais das entidades intervenientes, de outras unidades de saúde e de instituições do setor social», explica a comissão organizadora.
Cuidadores informais e cuidadores formais, o apoio ao doente e à família em contexto domiciliário, o testamento vital e a diretiva antecipada da vontade são alguns dos temas em debate no encontro, que também integra quatro workshops: comunicação de más notícias, realização de conferências familiares, apoio ao luto e uso de opióides.
O projeto «Cuidar a Par» foi desenvolvido no âmbito do programa de Incentivos à Integração de Cuidados dos Percursos dos Utentes no SNS, que foi lançado em 2017 pela Administração Central do Sistema de Saúde. Desde então, têm sido discutidos e partilhados casos de doentes da UAD que pertencem à área de influência do ACES Lisboa Central e das Unidades de Saúde do ACES Lisboa Central com vista ao seu acompanhamento de forma integrada pelas equipas do IPO e do ACES. Fizeram-se 25 reuniões operacionais em várias unidades do ACES: «Estes encontros constituem um momento de partilha e permitem a análise conjunta de situações complexas ou de difícil abordagem pelas duas equipas: cuidados saúde primários e cuidados hospitalares.»
Consulte o programa e inscreva-se. A entrada é livre mas sujeita a inscrição.