Voltar

03 de Novembro 2023

Profissionais do IPO Lisboa visitam dois centros oncológicos pediátricos europeus

As deslocações, ocorridas em setembro, foram ao Pediatric Cancer Center do Hospital San Joan de Déu, em Barcelona, e ao Princess Máxima Center for Pediatric Oncology, em Utrecht.

Uma comitiva de cinco elementos do IPO Lisboa deslocou-se a Barcelona (Espanha) e a Utrecht (Países Baixos) para visitar dois centros oncológicos pediátricos europeus que se destacam quer pela modernidade e funcionalidade da sua estrutura física, como pela organização dos cuidados prestados e fluidez dos circuitos, numa visão centrada no doente e suas famílias.

O Conselho de Administração promoveu as deslocações, identificando uma comitiva multidisciplinar com o intuito de apoiar a reestruturação do Serviço de Pediatria do IPO Lisboa através da qual se pretende melhorar as condições físicas dos espaços dedicados à prestação de cuidados oncológicos pediátricos no IPO Lisboa, promovendo a melhoria da experiência dos utentes e as condições de trabalho dos profissionais.

As deslocações aconteceram em setembro, permitindo à comitiva do IPO Lisboa conhecer respostas modernas e inovadoras na prestação de cuidados de saúde a crianças com cancro centradas na qualidade da prestação mas, também, na humanização dos cuidados prestados com especial enfoque nas necessidades dos utentes e suas famílias.

Centro em Barcelona
O San Joan de Déu Pediatric Cancer Center abriu em 2022 e constitui-se como um centro compreensivo de tratamento de crianças e adolescentes com cancro. As instalações concentram todos os serviços requeridos para tratamento da doença num só local prevendo, igualmente, espaços dedicados à investigação. A proximidade do hospital pediátrico promove sinergias, sempre que se revela necessária a colaboração. A conceção das instalações resultou de um processo em que colaboraram mais de 80 doentes (e suas famílias) que viveram a experiência do cancro pediátrico e mais de 30 profissionais.

Centro em Utrecht
O Princess Máxima Center for Pediatric Oncology abriu portas em 2018, concentrando toda a prestação de cuidados oncológicos pediátricos dos Países Baixos como forma de melhorar a qualidade da prestação e alavancar a investigação em todas as formas de cancro pediátrico. A instituição tem como objetivo melhorar as taxas de sobrevivência e melhorar a qualidade de vida das crianças com cancro, assumindo-se como um centro fortemente dedicado à investigação nesta área. As instalações foram concebidas com base nas experiências e necessidades expressas pelas crianças e suas famílias.