03 de Novembro 2023

Profissionais do IPO Lisboa visitam dois centros oncológicos pediátricos europeus

As deslocações, ocorridas em setembro, foram ao Pediatric Cancer Center do Hospital San Joan de Déu, em Barcelona, e ao Princess Máxima Center for Pediatric Oncology, em Utrecht.

Uma comitiva de cinco elementos do IPO Lisboa deslocou-se a Barcelona (Espanha) e a Utrecht (Países Baixos) para visitar dois centros oncológicos pediátricos europeus que se destacam quer pela modernidade e funcionalidade da sua estrutura física, como pela organização dos cuidados prestados e fluidez dos circuitos, numa visão centrada no doente e suas famílias.

O Conselho de Administração promoveu as deslocações, identificando uma comitiva multidisciplinar com o intuito de apoiar a reestruturação do Serviço de Pediatria do IPO Lisboa através da qual se pretende melhorar as condições físicas dos espaços dedicados à prestação de cuidados oncológicos pediátricos no IPO Lisboa, promovendo a melhoria da experiência dos utentes e as condições de trabalho dos profissionais.

As deslocações aconteceram em setembro, permitindo à comitiva do IPO Lisboa conhecer respostas modernas e inovadoras na prestação de cuidados de saúde a crianças com cancro centradas na qualidade da prestação mas, também, na humanização dos cuidados prestados com especial enfoque nas necessidades dos utentes e suas famílias.

Centro em Barcelona
O San Joan de Déu Pediatric Cancer Center abriu em 2022 e constitui-se como um centro compreensivo de tratamento de crianças e adolescentes com cancro. As instalações concentram todos os serviços requeridos para tratamento da doença num só local prevendo, igualmente, espaços dedicados à investigação. A proximidade do hospital pediátrico promove sinergias, sempre que se revela necessária a colaboração. A conceção das instalações resultou de um processo em que colaboraram mais de 80 doentes (e suas famílias) que viveram a experiência do cancro pediátrico e mais de 30 profissionais.

Centro em Utrecht
O Princess Máxima Center for Pediatric Oncology abriu portas em 2018, concentrando toda a prestação de cuidados oncológicos pediátricos dos Países Baixos como forma de melhorar a qualidade da prestação e alavancar a investigação em todas as formas de cancro pediátrico. A instituição tem como objetivo melhorar as taxas de sobrevivência e melhorar a qualidade de vida das crianças com cancro, assumindo-se como um centro fortemente dedicado à investigação nesta área. As instalações foram concebidas com base nas experiências e necessidades expressas pelas crianças e suas famílias.