Voltar

15 de Novembro 2023

Profissionais do IPO Lisboa participam em reunião de Medicina Intensiva

Mais de uma dezena de profissionais do IPO Lisboa são palestrantes na VIII Reunião de Medicina Intensiva em Oncologia.

As particularidades do doente oncológico crítico, nomeadamente, decisões de fim de vida e suspensão de terapêuticas de suporte de órgão vão estar entre os temas em debate.

A VIII Reunião de Medicina Intensiva em Oncologia, dedicada à formação pós-graduada em medicina intensiva, decorre em Lisboa nos dias 17 e 18 de novembro. Do painel de palestrantes fazem parte mais de uma dezena de profissionais do IPO Lisboa.

“Estas reuniões tiveram o seu início em 2006, tendo contribuído de forma significativa para a formação e partilha de conhecimentos na área do doente oncológico em estado crítico”, escreve a organização.

Vão ser realizados quatro cursos pré-congresso no dia 17, entre as 9h00 e as 12h30, no Centro de Formação do IPO Lisboa: Curso de Ecocardiografia à Cabeceira do Doente; Curso de Alto Fluxo Nasal e Traqueal; Curso de Recuperação Motora e Respiratória na UCII; Curso de Intervenção Nutricional no Doente Crítico Oncológico.

O Hotel Açores, na Praça de Espanha, recebe da parte da tarde e no dia seguinte (18 de novembro) a reunião onde serão debatidos vários temas: Cuidados Peri-Operatórios do Doente Oncológico; O Doente Oncológico e Hemato-Oncológico; Decisões de Fim de Vida na UCII; Organismos Multirresistentes; Infeção Fúngica Invasiva: Quando Equacionar.

A coordenação científica está a cargo da Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios (UCII) do IPO Lisboa, do Serviço de Cuidados Intensivos (SCI) do IPO Porto e da Associação para o Estudo da Medicina de Cuidados Intensivos de Oncologia (APEMCIO).

Os cursos pré-congresso e a reunião são gratuitos para os profissionais dos IPO de Lisboa, Porto e Coimbra.

Inscrições e programa completo aqui.