Voltar

30 de Agosto 2023

Profissionais do IPO Lisboa convidados a contar histórias e memórias em imagens

Luís Vasconcelos, fotojornalista, e Teresa Ruivo, artista dos Urban Sketchers, vão ajudar a escolher as melhores fotografias para exposição dos 100 anos do Instituto. Prémio de 150 euros às três melhores, de entre cerca de 20 a selecionar.

O IPO Lisboa está quase a celebrar 100 anos, a 29 de dezembro de 2023, e convida os profissionais de saúde do Instituto a participar no concurso de fotografia ‘100 anos de história(s) no IPO Lisboa’. As fotografias vencedoras vão integrar a nova exposição que vai figurar no piso zero do Pavilhão Central, no corredor da entrada principal do edifício, substituindo a exposição atual, alusiva ao 90º aniversário.

 

“O IPO Lisboa é um hospital que tem profissionais de grande qualidade e que privilegiam a componente humanista na prestação de cuidados e este concurso, que resultará numa exposição, pretende traduzir isso mesmo, ao dirigir-se a todos os profissionais do Instituto. No fundo, são eles que têm um olhar de proximidade sobre o quotidiano da atividade assistencial e pretendemos enaltecer esse sentimento de pertença e destacá-lo através de fotografias que perpetuem, numa exposição, essa forte ligação”, resume Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração.

 

O concurso dirige-se aos profissionais dos quadros do IPO Lisboa que poderão candidatar-se com imagens que traduzam a atividade assistencial quotidiana, espaços e detalhes dentro dos edifícios e do perímetro do Instituto.

As três fotografias mais pontuadas serão premiadas com um cheque-prenda de uma cadeia de lojas de material fotográfico e eletrónico no valor de 150 euros.

São elegíveis a concurso as fotografias que cumpram este objetivo: retratar, com uma visão positiva e construtiva, a atividade e quotidiano do IPO Lisboa traduzindo os contextos clínicos, de consulta e/ou internamento, tratamentos, dádiva de sangue, e/ou de circulação e utilização dos espaços públicos, interiores e exteriores, do recinto do Instituto.

 

Os vencedores terão a(s) sua(s) fotografia(s) impressa(s) e exposta(s) na exposição ‘100 anos de história(s) no IPO Lisboa’ que figurará nas paredes do piso zero do Pavilhão Central e será inaugurada em data a anunciar oportunamente. As três fotografias mais pontuadas serão premiadas com um cheque-prenda de uma cadeia de lojas de material fotográfico e eletrónico no valor de 150 euros.

O júri é constituído por três elementos: Luís Vasconcelos, fotógrafo profissional; Teresa Ruivo, psicóloga clínica, membro dos Urban Sketchers Portugal e voluntária do IPO Lisboa; e Sofia Canelas de Castro, diretora do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas. Em caso de empate o voto do presidente do júri prevalece. A decisão do júri será baseada na avaliação da composição estética e qualidade, na originalidade e criatividade e na adequação ao tema.

 

O concurso terá a duração de dois meses, a contar da data de publicação do regulamento – esta quarta-feira, dia 30 agosto de 2023. Termina às 18h00 do dia 27 de outubro de 2023. Serão escolhidas as 20 melhores fotografias de entre as candidaturas recebidas.

Cada participante pode enviar até três (3) fotografias, no máximo. O mesmo candidato poderá ver mais do que uma fotografia distinguida. O formulário de inscrição, com os dados pessoais e de contacto, deve integrar ainda uma breve memória descritiva e uma declaração de cedência de Direitos de Autor e Cedência de Direitos da(s) Imagem(ns), com compromisso assinado pelo autor de que a(s) fotografia(s) submetida(s) a concurso não foi (foram) apresentada(s) anteriormente em outros concursos e/ou premiada(s).

O concurso terá a duração de dois meses, a contar da data de publicação do regulamento – esta quarta-feira, dia 30 agosto de 2023. Termina às 18h00 do dia 27 de outubro de 2023.

As imagens devem ser enviadas para fotografia100anos@ipolisboa.min-saude.pt no formato 4000x3000px, até ao máximo de 15 MB cada uma / máximo de três (3) por candidato. Podem ser a cores ou a preto e branco.

 

Os resultados serão anunciados no site e redes sociais do IPO Lisboa, até final de novembro de 2023. Os vencedores – e apenas estes – serão informados através do contacto de e-mail fornecido no ato da inscrição. Todos os detalhes deste concurso constam no Regulamento.