Voltar

31 de Março 2021

Prémio para Manuel Abecasis

Dedicou a carreira médica à transplantação de medula, aos doentes, ao IPO e ao serviço público. EBMT distingue Manuel Abecasis com prémio pelo trabalho e pioneirismo.

Manuel Abecasis, fundador da Unidade de Transplante de Medula (UTM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), recebeu recentemente o mais alto galardão da Sociedade Europeia de Sangue e Transplantação de Medula Óssea (EBMT, na sigla em inglês), em reconhecimento pelo seu importante contributo para o transplante de células estaminais hematopoéticas em Portugal e dedicação e compromisso à EBMT.

 

O prémio atribuído ao Prof. Manuel Abecasis distingue o homem, o professor e o médico que dedicou a sua carreira de mais de 40 anos aos doentes e ao serviço público, nomeadamente no IPO Lisboa, para onde entrou em 1985 e de onde saiu em dezembro de 2020, por aposentação.

 

Diretor do Departamento de Hematologia e da Unidade de Transplante de Medula, que fundou em 1987, Manuel Abecasis teve o mérito de criar e desenvolver no IPO um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula e a visão de constituir uma equipa de especialistas do mais alto nível, que dá continuidade ao trabalho pioneiro que sempre promoveu e incentivou.

 

«É uma grande honra para mim a atribuição deste prémio. Fico muito grato pelo reconhecimento por parte dos meus colegas europeus e considero-o extensivo a toda a equipa que durante tantos anos partilhou do meu entusiasmo pela área da transplantação de medula óssea», agradeceu Manuel Abecasis no momento em que recebeu o prémio.

 

O IPO Lisboa e os seus profissionais regozijam-se com a distinção do «professor», como foi e é carinhosamente chamado.

 

Manuel Abecasis é, desde fevereiro de 2021, diretor do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE).

Uma história de ciência e emoção

 

A 28 de maio de 1987 realizou-se o primeiro transplante de medula em Portugal. Foi no IPO de Lisboa, pelas mãos do professor Manuel Abecasis e de uma pequena equipa que liderou. Ao longo de mais de três décadas, a UTM do IPO de Lisboa cresceu, foi pioneira em todos os aspetos de transplantação de células hematopoiéticas e transplantou cerca de 2500 doentes. No livro «30 anos, 30 histórias», publicado por altura do 30º aniversário da UTM do IPO, demos a palavra a 30 pessoas que fizeram transplante connosco. Leia aqui.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies