Manuel Abecasis, fundador da Unidade de Transplante de Medula (UTM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), recebeu recentemente o mais alto galardão da Sociedade Europeia de Sangue e Transplantação de Medula Óssea (EBMT, na sigla em inglês), em reconhecimento pelo seu importante contributo para o transplante de células estaminais hematopoéticas em Portugal e dedicação e compromisso à EBMT.
O prémio atribuído ao Prof. Manuel Abecasis distingue o homem, o professor e o médico que dedicou a sua carreira de mais de 40 anos aos doentes e ao serviço público, nomeadamente no IPO Lisboa, para onde entrou em 1985 e de onde saiu em dezembro de 2020, por aposentação.
Diretor do Departamento de Hematologia e da Unidade de Transplante de Medula, que fundou em 1987, Manuel Abecasis teve o mérito de criar e desenvolver no IPO um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula e a visão de constituir uma equipa de especialistas do mais alto nível, que dá continuidade ao trabalho pioneiro que sempre promoveu e incentivou.
«É uma grande honra para mim a atribuição deste prémio. Fico muito grato pelo reconhecimento por parte dos meus colegas europeus e considero-o extensivo a toda a equipa que durante tantos anos partilhou do meu entusiasmo pela área da transplantação de medula óssea», agradeceu Manuel Abecasis no momento em que recebeu o prémio.
O IPO Lisboa e os seus profissionais regozijam-se com a distinção do «professor», como foi e é carinhosamente chamado.
Manuel Abecasis é, desde fevereiro de 2021, diretor do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE).