Voltar

20 de Julho 2020

Prémio para enfermeira do IPO Lisboa

Estudo de doutoramento que visa melhorar a prática de enfermagem em pessoas com cancro da cabeça e pescoço valeu prémio à enfermeira Susana Miguel, do IPO Lisboa.

A enfermeira Susana Miguel, dos serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, foi distinguida com o prémio NANDA-I Foundation, como apoio ao seu projeto de doutoramento “Diagnósticos de enfermagem ‘disturbed body image’ e ‘situational low selfesteem’ em pessoas com cancro de cabeça e pescoço: validação diferencial com recurso à metodologia Q”. O trabalho é orientado pela profª. Sílvia Caldeira, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica.

A expetativa da de Susana Miguel é que “este estudo contribua para melhorar a prática de enfermagem, permitindo clarificar conceitos relacionadas com o distúrbio da imagem corporal e a baixa autoestima, neste grupo de doentes.» Esta investigação, acrescenta a enfermeira do IPO, «irá contribuir para o desenvolvimento, teste e validação de diagnósticos a serem utilizados em enfermagem, melhorando a sua precisão e a eficácia das intervenções diferenciadas em populações complexas.»

O prémio da NANDA-I Foundation resulta de uma parceria com o Marjory Gordon program, do Boston College, William F Connell School of Nursing.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies