Voltar

23 de Junho 2023

Português na reta final de prova solidária pelo IPO Lisboa

João Pombinho está a pedalar 4.800 km em 12 dias, atravessando os EUA, de costa a costa, na prova de ultraciclismo mais dura do mundo. A par da competição, prossegue a angariação de fundos que reverte a favor dos doentes.

O ultraciclista e triatleta português, João Pombinho – também conhecido por Iron Pigeon –, já percorreu 4.000 Km da prova Race Across America (RAAM). Faltam apenas três dias para cruzar a meta desta prova solidária, que começou em Oceanside, na Califórnia e termina em Annapolis, em Maryland. João é o primeiro português a realizar a prova na categoria “RAAM Solo”.

Foram muitos quilómetros, entre montanhas e desertos, a pedalar com uma motivação extra, em que #cadametroconta – lema da angariação de fundos para o IPO Lisboa na plataforma digital GoFundMe – a favor dos doentes oncológicos.

Atualmente, encontra-se a menos da metade do percurso para finalizar a “prova rainha” de ultraciclismo. Está a ser apoiado por uma equipa de sete pessoas com diferentes experiências e skills, que têm desempenhado um papel crucial nesta jornada.

A participação nesta prova representa a realização de um sonho pessoal de João Pombinho e, no ano em que a RAAM completa 41 anos, o atleta também celebra a mesma idade.

A Race Across America (RAAM) é conhecida por ser uma das competições mais exigentes do ciclismo de longa distância, com cerca de 4.800 quilómetros, atravessando o território americano da costa Oeste à costa Leste. Esta é uma prova que testa os limites físicos e mentais dos participantes, exigindo resistência, estratégia e resiliência.

A participação histórica de um português a solo nesta prestigiada prova reforça a posição de Portugal no cenário internacional do ciclismo e destaca a dedicação e talento dos atletas portugueses.

O IPO Lisboa agradece os donativos que vêm sendo realizados e dá os parabéns ao atleta pela sua prestação na prova. Estamos contigo, Iron Pigeon!