Voltar

11 de Outubro 2022

Pôr um chapéu pelos paliativos pediátricos

Campanha pretende aumentar o reconhecimento da necessidade de cuidados paliativos pediátricos a nível mundial. A equipa do IPO Lisboa existe desde 2005.

“Chapéus há muitos…”, já dizia o ator Vasco Santana no filme “A canção de Lisboa”. Mas na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, a equipa de cuidados paliativos pediátricos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) desafia todos a andarem de chapéu na cabeça pelas crianças com cancro.

 

No IPO Lisboa, a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos foi criada em 2005 e tem como objetivo “a melhoria da qualidade de vida das crianças acompanhados no Serviço de Pediatria, com foco especial nas crianças em situação de fim de vida”, explica a oncologista pediátrica Ana Lacerda. “São estes profissionais que promovem a avaliação das necessidades, dos desejos e das preferências da criança e da família, num programa específico para a pediatria”, refere a médica do IPO, que também preside ao grupo de trabalho para os cuidados paliativos pediátricos da Sociedade Europeia de Oncologia Pediátrica (SIOPE).

Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do IPO Lisboa
associa-se à iniciativa «ponha um chapéu pelos cuidados paliativos pediátricos»

A campanha “Hats On for Children’s Paliative Care” (ponha um chapéu pelos cuidados paliativos pediátricos) foi lançada pela Rede Internacional de Oncologia Pediátrica (ICPCN), e vai na nona edição. Realiza-se no Dia dos Cuidados Paliativos Pediátricos, que se assinala a cada segunda sexta-feira de outubro. Este ano decorre a 14 de outubro.

 

A iniciativa pretende alertar para o elevado número de crianças com doenças incuráveis, sem acesso a cuidados paliativos. A ICPCN estima que existam mais de 21 milhões de crianças em todo o mundo que precisam de cuidados paliativos pediátricos, mas apenas 5% destas terão acesso.

 

Quem quiser aderir à campanha, além de usar chapéu, também pode tirar uma fotografia e postá-la nas redes sociais com a hastag #HatsOn4CPC.