29 de Novembro 2022
ARSLVT publicou as orientações para os serviços de saúde planearem a resposta a dar nos próximos meses, altura em que se espera uma procura acrescida de cuidados.
O Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno 2022-23, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), já se encontra publicado com as orientações que os serviços de saúde devem ter em conta na preparação da resposta a dar aos utentes durante este outono/inverno. O documento destina-se aos serviços e unidades de saúde da área de influência da ARSLVT e vigora até 30 abril de 2023.
A estratégia visa a prevenção e minimização dos efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias agudas, nomeadamente da COVID-19 e da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco em particular (idosos, pessoas com doenças crónicas, crianças, grávidas).
A prevenção e minimização da ocorrência de outros acontecimentos com impacto na saúde, como os acidentes e as intoxicações por monóxido de carbono, também estão contempladas.
Com a implementação e cumprimento deste plano, pretende-se acautelar a disrupção da resposta dos serviços de saúde numa época de procura acrescida de cuidados.
O documento lembra que “esta época do ano é particularmente crítica para a saúde das populações, em especial para os grupos vulneráveis, com aumento da mortalidade e da morbilidade, dos internamentos hospitalares e da procura acrescida de cuidados de saúde. Esta situação está relacionada com temperaturas extremas adversas (períodos de frio intenso) e com o aumento da incidência de infeções respiratórias.