Back

12 de Setembro 2022

“Pathology Updates” de volta ao IPO Lisboa

Segunda edição, com a colaboração da Mayo Clinic, aborda diagnósticos nas patologias do pulmão, pâncreas, tecidos moles, cabeça e pescoço e citopatologia.

O Serviço de Anatomia Patológica e o Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) realizam a 24 de outubro a segunda edição do curso “Pathology Updates”, em parceria com o hospital norte-americano Mayo Clinic Scottsdale, Arizona.

 

Nesta edição serão abordados, por especialistas das áreas, dilemas de diagnóstico comuns e raros encontrados na prática de patologia cirúrgica. Serão discutidos casos clínicos com aspetos patológicos dentro dos diagnósticos diferenciais em patologia do Pulmão, Pâncreas, Tecidos Moles, Cabeça e Pescoço e Citopatologia.

 

A formação destina-se principalmente a anátomo-patologistas, com prática em patologia interesse em aprofundar conhecimentos na prestação de cuidados de saúde, para o corpo técnico laboratorial, e para profissionais de saúde ligados à investigação.

 

A sessão conta com a participação de três palestrantes da Mayo Clinic: Alessandra Celion Schmitt, médica, com experiência em patologias da cabeça e pescoço, ginecológica e citologia; A médica Yasmeen Butt, especialista em patologia pulmonar, e Brandon Larson médico especializado em patologia de tecidos moles.

 

Os três objetivos principais do curso prendem-se com a identificação e resolução de dilemas de diagnóstico; a interpretação de testes de diagnóstico adequados para casos de estudo; e a integração de diagnósticos, clínicos e patológicos, na comunicação entre patologistas e clínicos.

 

O curso apenas terá assistência presencial, com inscrição obrigatória e limitada à capacidade do Anfiteatro do IPO Lisboa. A inscrição é gratuita para os profissionais do Instituto, assim como para os médicos internos. Aos profissionais das restantes instituições é cobrado o valor de 15 euros e aos médicos internos de fora do IPO Lisboa o preço é 5 euros.