Voltar

21 de Outubro 2022

Partilha de conhecimento com Moçambique

IPO Lisboa recebeu visita de um grupo de responsáveis Junta Nacional de Saúde de Moçambique para debater protocolos de cooperação.

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) foi visitado por um grupo de responsáveis da Junta Nacional de Saúde de Moçambique. A delegação foi recebida pela diretora clínica, a médica Lucília Salgado, e pelo enfermeiro-diretor, Sérgio Gomes, em representação do Conselho de Administração IPO Lisboa.

 

O encontro teve como objetivo avaliar o protocolo de cooperação do Estado Português com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) , no âmbito do qual o IPO Lisboa tem recebido e tratado doentes oncológicos moçambicanos. “O balanço é positivo” revelou, no final do encontro, António Luiz Assis da Costa, da Junta Nacional de Saúde.

 

O responsável disse também que, após uma primeira visita em 2015, para reuniões com a Direção-Geral da Saúde (DGS), desta vez a delegação preferiu “não só falar com a DGS, mas também com os responsáveis pelas instituições” que recebem os doentes moçambicanos.

 

Lucília Salgado adiantou que durante a conversa foi ainda debatida a possibilidade de o IPO Lisboa poder colaborar na capacitação os profissionais de saúde de Moçambique com “protocolos clínicos e conhecimentos médicos”. “Os canais estão estabelecidos, as relações são antigas”, frisou.