Voltar

29 de Dezembro 2023

Parabéns IPO!

Hoje foi dia de cantar os parabéns e de homenagear os trabalhadores do IPO Lisboa. A 29 de dezembro de 1923 era criado o Instituto Português para o Estudo do Cancro.

“São 100 anos de história. Um século de progresso” que se assinalou esta sexta-feira numa cerimónia de homenagem aos trabalhadores do IPO Lisboa, onde se descerrou um mural de 6400 fotografias com os rostos dos profissionais do Instituto. Para o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, são mesmo os “profissionais que mantêm bem viva a qualidade e diferenciação técnica e científica e o humanismo desta casa. Este painel mostra bem quem conta no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil.”

Entre os presentes, além de ex-dirigentes, ex-trabalhadores e profissionais atuais, também Ana Francisca Jorge, Diretora de Serviço da Ginecologia, e José Manuel Bonifácio, assistente técnico do IPO Lisboa – os dois profissionais há mais tempo em funções (desde 1973). Também Gentil Martins, neto do fundador e impulsionador da criação da Pediatria (em 1960), marcou presença.

“É também por causa daqueles que aqui trabalharam e trabalham que o IPO Lisboa não oferece “só” cuidados de qualidade. Impulsiona a inovação, promove a confiança e a coesão e contribui ativamente para a construção de um futuro onde o cancro é, cada vez mais, tratado com sucesso. (…) Isto deve-se aos nossos profissionais, que se desdobram em conhecimento, rigor, compreensão e humanismo, tratando todos e cada um da mesma maneira dedicada”, destacou Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa. “O nosso IPO – nosso, de todos os portugueses”.

Durante a cerimónia foi descerrado o mural com fotografias dos trabalhadores que logo se aproximaram para se procurarem entre os milhares de imagens.

 

No final, tempo ainda para cantar os parabéns ao IPO, em uníssono, entre cumprimentos e votos de renovação.

 

Obrigado e um bom centenário a todos!