Chegaram as «Oficinas de Investigação», uma iniciativa da Unidade de Investigação Clínica em Enfermagem do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (PO Lisboa). O primeiro curso, uma formação teórico-prática sobre pesquisa em bases de dados e publicações científicas, estudos de investigação-ação e de prevalência-incidência, decorre no 29 de abril e destina-se a enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde que trabalhem ou estudem na área.
Potenciar a investigação, partilhar conhecimento e compreender diferentes metodologias, estudos e técnicas são os principais objetivos do curso ministrado por José Vilelas, da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Ermelinda Valente, da Universidade Évora; e Paulo Alves, do Instituto de Ciências da Saúde – Porto, da Universidade Católica Portuguesa.
Segundo Dora Franco, coordenadora da Unidade de Investigação em Enfermagem do IPO Lisboa, «pretende-se que os formandos desenvolvam competências na realização de projetos e estudos de investigação que ajudem na tomada de decisões adequadas e fundamentadas na sua atividade diária».
O projeto, acrescenta a enfermeira, «foi delineado para dar resposta às principais necessidades identificadas durante a realização do Curso de Metodologias de Investigação, em 2019, designadamente procura de conhecimentos teórico-práticos mais específicos sobre pesquisa em bases de dados e publicações científicas e concretização de estudos de investigação-ação e de prevalência-incidência».
O curso decorre no anfiteatro do IPO Lisboa, com assistência presencial limitada à atual lotação da sala e preferência aos profissionais do Instituto, mas pode também ser assistido online.
A inscrição é sempre obrigatória e deve ser efetuada no site do IPO Lisboa, indicando se pretende assistir presencialmente ou online.