Back

06 de Junho 2022

Oferta doce para os dadores de sangue

IPO Lisboa assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue com a entrega de um cartão e oferta chocolates como forma de agradecimento pelas dádivas.

Quem se deslocar nos próximos dias ao Serviço de Imunohemoterapia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) para doar sangue vai receber uma oferta doce.

 

Para assinalar o Dia Mundial do Dador de Sangue, comemorado a 14 de junho, o IPO Lisboa entrega um cartão e um saquinho de chocolates como forma de agradecer a dádiva e homenagear os dadores. Uma oferta da marca Melgão Cacau e Chocolates, numa ação que decorre esta e a próxima semana.

“Este tipo de iniciativa é de louvar. O IPO Lisboa quis retribuir de algum modo o que os dadores dão, ainda que de uma forma simples”, sublinha António Melgão, da Melgão Cacau e Chocolates, destacando que “nunca sabemos quando é que seremos nós a necessitar” do sangue dos outros.

 

“No dia 14 de junho comemora-se, em todo o mundo, o ato de doar sangue. Deste modo, tratamentos são possíveis e vidas são salvas”, frisa por seu lado a médica Dialina Brilhante, diretora do Serviço de Imunohematoterapia. “Aos jovens e adultos que nos visitam e realizam a sua doação: benévola, anónima, voluntária e regular, o nosso agradecimento”, acrescenta.

 

Cada dádiva de sangue pode ajudar a salvar até três vidas. No IPO Lisboa são tratados doentes – adultos, jovens e crianças – com cancro, que precisam de transfusões devido à sua doença ou ao seu tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula).

Os dadores podem fazer a sua dádiva durante o horário de funcionamento ao público do Serviço de Imunohemoterapia. Pode ser doado sangue total, plaquetas ou glóbulos vermelhos. Quem pretender também se pode inscrever como dador de medula.

 

Desde o ano passado que o site do IPO Lisboa, na internet, possibilita o agendamento eletrónico das doações de sangue. Esta ferramenta permitiu a manutenção do número de dádivas durante as fases mais agudas da pandemia de COVID-19 bem como o aumento do número de dadores entre a população mais jovem.

 

Para saber mais aceda à página “Seja dador de Sangue” e agende a sua dádiva diretamente no formulário eletrónico no site do IPO Lisboa.