Voltar

19 de Outubro 2023

Novo Logotipo IPO Lisboa | 100 anos

O IPO Lisboa celebra 100 anos a 29 de dezembro e o centenário já tem nova imagem gráfica, com um logotipo criado para o efeito pelo designer José Brandão.

Este é um ano especial. E merece uma nova identidade gráfica a destacar a marca centenária que se celebra no próximo dia 29 de dezembro, data em que se completam 100 anos sobre a assinatura do decreto que criou o Instituto Português para o Estudo do Cancro – mais tarde Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil e assim ‘batizado’ em homenagem ao seu fundador, o cirurgião Francisco Gentil.

O novo logotipo do IPO Lisboa – que aqui se apresenta – marca, assim, um olhar renovado sobre este século de experiência no tratamento e investigação do cancro, incorporando, desde logo, a identidade visual e o símbolo do caranguejo, já conhecidos de todos. Tem a assinatura do designer José Brandão, do B2 Atelier de Design liderado por este professor Emérito da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, responsável pela imagem e design gráfico de várias instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, o IPPAR, os comissariados da Europália 91 e de Lisboa’94, entre outras. José Brandão é também reconhecido pelas suas propostas inovadoras para cartazes e capas de discos e livros para nomes como Herberto Helder, Fausto, Zeca Afonso ou Sérgio Godinho.

Este logotipo conjuga, assim, a carga histórica e experiência do IPO Lisboa com a identidade modernizada do aniversário, expressando a longevidade e a continuidade do compromisso do Instituto com a prestação de cuidados oncológicos aos seus utentes.