Realiza-se de 3 a 5 de março a segunda edição do 17.º Curso Teórico-Prático de Broncologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). Promovido pelo Serviço de Pneumologia, a formação destina-se a internos da especialidade e pneumologistas e pretende proporcionar uma experiência prática, única e de nível elevado, com a execução de manobras variadas que garantam uma efetiva aprendizagem.
“O nosso curso tem um caráter muito prático. As pessoas gostam de mexer nas coisas, vêem objetos e equipamentos que não vêem em mais lado nenhum”, destaca o médico Jorge Dionísio – coordenador do curso.
Depois de uma primeira edição, que ocorreu em janeiro, a adesão dos participantes levou a que se tivesse marcado uma nova data, pois não é possível receber mais do que 15 formandos por sessão dada a vertente prática do curso.
“Só pelo conhecimento das técnicas que existem, como a navegação eletromagnética, este curso já é positivo”, explica Rita Rosa, médica interna de pneumologia do Hospital de Egas Moniz, que participou na primeira edição.