Voltar

02 de Março 2022

Nova edição do curso de Broncologia

Arranca esta quinta-feira a segunda edição do 17.º Curso de Broncologia do IPO Lisboa. Participantes destacam vertente prática e técnicas exclusivas.

Realiza-se de 3 a 5 de março a segunda edição do 17.º Curso Teórico-Prático de Broncologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). Promovido pelo Serviço de Pneumologia, a formação destina-se a internos da especialidade e pneumologistas e pretende proporcionar uma experiência prática, única e de nível elevado, com a execução de manobras variadas que garantam uma efetiva aprendizagem.

 

“O nosso curso tem um caráter muito prático. As pessoas gostam de mexer nas coisas, vêem objetos e equipamentos que não vêem em mais lado nenhum”, destaca o médico Jorge Dionísio – coordenador do curso.

 

Depois de uma primeira edição, que ocorreu em janeiro, a adesão dos participantes levou a que se tivesse marcado uma nova data, pois não é possível receber mais do que 15 formandos por sessão dada a vertente prática do curso.

 

“Só pelo conhecimento das técnicas que existem, como a navegação eletromagnética, este curso já é positivo”, explica Rita Rosa, médica interna de pneumologia do Hospital de Egas Moniz, que participou na primeira edição.

Opinião partilhada por Mário Pinto, também médico interno da especialidade, do Hospital de Santa Marta: “Permite-nos ter contacto com tudo o que de mais recente e importante se tem feito a nível das técnicas endoscópicas pneumológicas. Aqui no IPO Lisboa fazem-se coisas que não se fazem em muitos outros centros”.

 

De acordo com Jorge Dionísio, o objetivo de os formandos reproduzirem nos seus hospitais as técnicas aprendidas está a ser atingido. “Temos alguns já especialistas que querem vir repetir curso, para tentarem ter mais contacto com os instrumentos”, revela o especialista do Serviço de Pneumologia.

 

Neste curso participam médicos, enfermeiros e técnicos do Serviço de Pneumologia e de outros serviços do IPO Lisboa igualmente envolvidos no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.