Voltar

18 de Dezembro 2023

Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos

Um encontro entre o IPO Lisboa, o cinema e a comunidade. Antes de cada exibição, é feita uma apresentação por um profissional de saúde do Instituto cuja área de trabalho se relaciona com a temática do filme.

Entre 5 e 7 de janeiro, o Cinema São Jorge recebe a Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos. Organização conjunta entre o Instituto e o IndieLisboa, reúne seis filmes, de várias épocas e géneros – documentário, ficção, drama, comédia -, cada um com uma perspetiva diferente sobre a forma como lidamos com o cancro.

Serão duas sessões diárias que promovem a celebração do centenário do IPO Lisboa e o encontro entre espectadores de cinema, IPO e toda a comunidade envolvida com a instituição.

Antes de cada exibição, será feita uma apresentação por um profissional de saúde do IPO Lisboa, cuja área de trabalho se relaciona com a temática do filme em questão. Numa das sessões, haverá também um painel de debate.

Entre os filmes exibidos, destaque para o cariz histórico da curta-metragem documental realizada por António Lopes Ribeiro em 1952, ‘A Luta Contra o Cancro em Portugal’, que será exibida na sessão de abertura, juntamente com ‘La guerre est déclarée’, de Valérie Donzelli.

Também fazem parte deste ciclo o premiado filme de Catarina Vasconcelos, ‘A Metamorfose dos Pássaros’, o mais recente trabalho de Claire Simon, ‘Notre corps’ (2023) e ‘The Farewell’, de Lulu Wang, que estreou em 2019. A vertente mais intemporal desta Mostra inclui ‘Caro Diario’, realizado e protagonizado por Nanni Moretti em 1993, e ‘Love Story’, de Arthur Hiller, lançado em 1970.

“O cinema tem a capacidade de nos transportar para cenários e contextos que dão outra vida à vida. E a Oncologia, tema central desta Mostra de Cinema do IPO Lisboa, a marcar o centenário do Instituto – 29 de dezembro de 2023 –, é a base que une este programa de três dias de filmes que celebra, precisamente, a vida. A dos profissionais de saúde, a das pessoas que vivem com doença oncológica, a dos cuidadores e familiares e amigos e de todos os que, algum dia, contactaram com a doença”, resume Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa.

Esta é uma Mostra onde se exploram histórias sobre coragem, resiliência e esperança. “Num olhar original, disruptivo e com a assinatura de cineastas de renome, em seis sessões que revelam as experiências humanas por detrás do diagnóstico do cancro – e não só –, mostrando os desafios enfrentados, mas também os triunfos, a força e a solidariedade que emergem de cada caso”, acrescenta ainda.

A Mostra de Cinema é uma das várias iniciativas de comemoração dos 100 anos do IPO Lisboa – uma unidade de referência no tratamento, estudo e investigação do cancro.