Back

01 de Fevereiro 2020

Morreu o Dr. José Guimarães dos Santos

Foi com consternação que tomamos conhecimento da morte do Dr. José Guimarães dos Santos, uma figura incontornável da oncologia nacional e primeiro presidente do IPO Porto, onde fez escola e deixou profundas marcas.

José Guimarães dos Santos, cirurgião oncológico e primeiro presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto), faleceu esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, aos 85 anos.

Nascido em São João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, a 17 de outubro de 1934, José Guimarães dos Santos licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1958. Depois, foi para os Estados Unidos da América, onde deu os primeiros passos na área da cirurgia, especialidade onde se distinguiu, dedicando-se à área da oncologia.

Em Portugal, o seu nome e o seu trabalho ficarão para sempre associados ao IPO Porto, para onde entrou em 1973, para preparar a sua abertura, o que veio a acontecer um ano depois, em abril de 1974. Foi ali que abraçou diversas funções de direção e que fez escola como cirurgião.

José Guimarães dos Santos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia e um dos principais impulsionadores dos grupos de estudo do Cancro da Mama, do Cancro Ginecológico e do Cancro Digestivo.

A nível internacional, foi membro de várias sociedades médicas e cirúrgicas, foi fundador da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica e presidente da European Surgical Society of Oncology.

O funeral do médico realiza-se este domingo, 2 de fevereiro, pelas 11h00, na igreja de São João de Ver.

O Conselho de Administração do IPO Lisboa e os seus colaboradores enviam os sentidos pêsames à família do médico José Guimarães dos Santos.