Voltar

06 de Dezembro 2023

Livro ‘Quem te avisa teu amigo é’ quer reforçar literacia em saúde e promover hábitos de vida saudáveis

Obra das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, no âmbito dos 100 anos do Instituto, vai ser apresentada na próxima terça-feira, 12 de dezembro, às 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa.

‘Quem te avisa teu amigo é’, o novo conto infantojuvenil das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Pedro Brito, resulta da parceria entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e o IPO de Lisboa, no âmbito da celebração do centenário do Instituto. O lançamento da obra está marcado para terça-feira, dia 12 de dezembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa.

A apresentação vai estar a cargo de Duarte Azinheira, Administrador Executivo da Imprensa Nacional Casa da Moeda, de Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração IPO Lisboa, das autoras e do ilustrador.

Este livro pretende ser uma proposta editorial diferente para assinalar o centenário do IPO Lisboa com um objetivo fundamental: através da leitura, de forma descontraída, mas com rigor, contribuir para a promoção de hábitos de vida saudáveis e para a literacia em saúde entre os mais jovens.

Além de dar a conhecer alguns marcos da Medicina e do percurso do IPO Lisboa, este livro apresenta – numa abordagem informativa e pedagógica – como, no dia a dia, os jovens podem adotar comportamentos e estilos de vida mais saudáveis.

Ema, Clara, Dinis e Sofia são algumas das personagens deste conto. Na praia, no café da praia ou em casa, têm conversas do dia-a-dia, entre eles ou com a família, e debatem a importância de determinados comportamentos que nos ajudam a mantermo-nos saudáveis, e dos cuidados a ter, por exemplo, com o sol, a alimentação e evitando o consumo do tabaco e de bebidas alcoólicas. A vacinação, os rastreios e o tratamento do cancro são também assuntos abordados.

‘Quem te avisa teu amigo é’ pretende ser um livro empático, alegre e educativo, com uma mensagem de esperança.