Voltar

06 de Fevereiro 2024

Leitura ‘Essencial’ sobre o IPO Lisboa

Lançamento do livro editado pelo IPO e Imprensa Nacional encheu biblioteca em final de tarde de História e estórias.

“Tem sido um ano feliz em que abraçamos o centenário e esta foi uma parceria feliz com a historiadora Helena da Silva e com a Imprensa Nacional, numa edição muito bonita… e muito barata”, começou por dizer, em tom de brincadeira, a Presidente do IPO Lisboa, Eva Falcão, no lançamento do livro ‘O Essencial sobre o IPO Lisboa’. A obra foi apresentada esta segunda-feira na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, e a sala encheu-se para um final de tarde de memórias e histórias da História do Instituto.

 

Edição conjunta do IPO com a Imprensa Nacional com a assinatura da historiadora Helena da Silva, ‘O Essencial’ está agora à venda nas livrarias e traduz mais uma iniciativa das comemorações do centenário do Instituto e do “compromisso do IPO com a prevenção da doença e a promoção da saúde”, como salientou ainda Eva Falcão.

 

A Francisco George, antigo Diretor-Geral da Saúde e Presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública, coube a apresentação do livro num percurso desde “os grandes mestres da Medicina, que contribuíram para erguer o IPO”, passando pela etimologia do cancro, a associação do caranguejo que simboliza a doença, até à inovação terapêutica, “que cria problemas de gestão porque estas moléculas são muito caras e representam uma percentagem muito elevada num orçamento hospitalar”.

 

Numa apresentação animada, Francisco George destacou ainda a capacidade da autora em “condensar os marcos desde a fundação do IPO, com os seus principais protagonistas”. Um desafio assumido pela própria. “A grande dificuldade foi resumir com aquilo que seria mesmo o essencial, num livro tão pequenino”, admitiu Helena da Silva. A historiadora lembrou alguns momentos históricos determinantes, frisando que se concentrou no “fio condutor destes 100 anos que assenta em três grandes pilares: assistência, ensino e investigação”.

Na plateia, marcaram presença profissionais do IPO e alguns ex-ministros da Saúde, entre os quais Maria de Belém Roseira, também antiga Administradora-Delegada do Instituto, Marta Temido, Leal da Costa (também Diretor do Departamento Hematologia do IPO), Ana Jorge e Luís Filipe Pereira; a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, e a sua predecessora, Graça Freitas; o neto do fundador do IPO, Gentil Martins, e anteriores presidentes do IPO Lisboa, como João Oliveira, Francisco Ramos e Manuel Abecasis.

 

“‘O Essencial’ é uma coleção popular, pensada para o grande público e criada nos anos 1980, quando Vasco Graça Moura era editor da Imprensa Nacional”, recordou ainda Duarte Azinheira, Administrador Executivo da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

 

O livro está à venda nas livrarias a 7,5€ – e também disponível para descarga gratuita no site da Imprensa Nacional – e é uma edição conjunta da Imprensa Nacional e do IPO Lisboa, inserida nas comemorações do centenário do IPO Lisboa, que contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República.