Voltar

13 de Outubro 2023

Jornadas de Análises Clínicas enchem anfiteatro do IPO Lisboa

Grande objetivo foi dar visibilidade ao trabalho e técnicas desenvolvidas pelos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).

“Partilhar saberes, conquistar o futuro” foi o mote das primeiras Jornadas de Análises Clínicas que decorreram, esta sexta-feira, num anfiteatro cheio, no IPO Lisboa.

Leonor Rebelo, coordenadora do Serviço de Patologia Clínica e organizadora deste encontro, mostrou-se satisfeita com a afluência e destacou a qualidade das apresentações científicas enviadas, “claramente acima da média”.

O grande objetivo das Jornadas foi dar visibilidade ao trabalho e técnicas desenvolvidas pelos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT). “Apesar de estarem mais na retaguarda, estes profissionais são fundamentais para a qualidade da prestação de cuidados oncológico. Sem nós, não se realiza nenhum diagnóstico ou instala nenhuma terapêutica – não há médico que toque num doente sem um hemograma. Há todo um trabalho de uma equipa pluridisciplinar e nós somos fundamentais”, sublinhou.

O evento arrancou com temas transversais a todos os técnicos e abordou também o papel das associações profissionais e das Escolas Superiores de Saúde na profissão e na comunidade. Depois foi a vez das temáticas mais científicas, marcadas pela especificidade que as patologias oncológicas trazem às diversas valências como a Hematologia, a Bioquímica, a Endocrinologia e a Microbiologia, onde se incluem a Bacteriologia e a Virologia.

Segundo a organização, estas jornadas permitiram momentos importantes de reflexão, partilha de conhecimento e de projeção do futuro e ainda de motivação dos profissionais mais jovens. Mostraram também a importância do IPO Lisboa, enquanto Instituto de referência na Oncologia, e prestador de cuidados de saúde altamente especializados para os quais os profissionais do Serviço de Patologia Clínica vêm contribuindo com técnicas cada vez mais avançadas.

Leonor Rebelo aproveitou para agradecer à equipa que ajudou na organização e lembrou ainda que estas jornadas se inserem no programa formativo do Serviço de Patologia Clínica (SPC).

 

Consulte aqui o programa