Voltar

02 de Outubro 2023

‘Jogo da glória’ conta a história dos Cuidados Paliativos Pediátricos do IPO Lisboa

Encontro visou assinalar os 10 anos da implementação e desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Pediátricos em Portugal.

A Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do IPO Lisboa participou na Reunião Nacional de Cuidados Paliativos Pediátricos 2023, que decorreu em Amarante.

Este encontro, que decorreu a 21 e 22 de setembro, assinalou os 10 anos da implementação e desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Pediátricos em Portugal, refletindo sobre o trajeto feito até agora e apontando caminhos para o futuro.

Foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria e pelo Grupo de Apoio à Pediatria da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

A equipa de Paliativos Pediátricos do Instituto foi criada em 2005 e é pioneira a nível nacional. É coordenada pela médica Ana Lacerda, atual Diretora do serviço de Pediatria e uma das impulsionadoras pelo desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Pediátricos em Portugal.

Em Amarante, estiveram vários elementos desta equipa, onde partilharam as suas experiências com outros profissionais de todo o país.

Uma das atividades desenvolvidas foi a elaboração de um trabalho (sobre pano) onde se pedia às equipas que descrevessem o seu caminho. O projeto do IPO Lisboa representou um tabuleiro de jogo da Glória – “um dos trabalhos mais apreciados”, reconhece a diretora.

“Um diagnóstico de cancro numa criança abala fortemente a estrutura da família. Torna-se necessário criar à sua volta um sistema de suporte que promova uma abordagem multidisciplinar, holística e proactiva dos problemas físicos (controlo de sintomas), emocionais, espirituais e sociais. São assim estes os objetivos da nossa EIHSCPP”, conclui Ana Lacerda.

Veja aqui a explicação do ‘Jogo da Glória’