Voltar
João Oliveira é o novo presidente do IPO Lisboa

26 de Novembro 2018

João Oliveira é o novo presidente do IPO Lisboa

Com a nomeação de João Oliveira, para presidente do Conselho de Administração, de João Freire, para diretor clínico, e de Paula Branco, para enfermeira diretora, está concluída a reestruturação do Conselho de Administração do IPO Lisboa.

João Oliveira, vogal executivo e diretor do clínico do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) desde 2012, é o novo presidente do Conselho de Administração (CA). Na reunião de Conselho de Ministros de 22 de novembro último foram ainda nomeados João Freire, para vogal executivo com as funções de diretor clínico, e Paula Branco, vogal executiva e enfermeira diretora.

 

Os novos membros do CA foram nomeados por proposta dos ministros da Saúde e das Finanças e a resolução do Conselho de Ministros tem efeitos desde 23 de novembro de 2018.

 

A reestruturação no CA do IPO e a nomeação de novos titulares ocorre na sequência da saída de Francisco Ramos, para secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e de Teresa Carneiro, que também transitou para o Ministério da Saúde.

 

Sandra Gaspar e Júlio Pedro, vogais executivos, mantiveram-se em funções.

 

Está agora completo o elenco do CA do IPO, cujo mandato termina em 31 de dezembro de 2020.

João Oliveira

Presidente do Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa desde novembro de 2018, fez toda a sua carreira profissional no Instituto, onde foi vogal do Conselho de Administração e diretor clínico desde 2012, função que também já tinha exercido entre 2001 e 2005. Licenciado em medicina, tem o curso de Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde, é especialista em Hematologia Clínica e em Oncologia Médica, foi interno de hematologia clínica nos hospitais civis de Lisboa e residente de Oncologia Médica no Institut Gustave Roussy, o principal centro de oncologia em França. Trabalhou no Hospital da CUF e em 1991 entrou no IPO Lisboa, onde desempenhou vários cargos nas áreas clínica e de investigação e foi diretor do Serviço de Oncologia Médica. Integrou diversas comissões científicas e gabinetes de investigação e é membro de várias organizações nacionais e europeias de avaliação e investigação na área clínica e do medicamento, incluindo o INFARMED e a Agência Europeia do Medicamento.

João Geraldes Freire

Diretor Clínico e Vogal Executivo

O Diretor Clínico do IPO Lisboa é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e tem pós-graduação em Cuidados Paliativos, pela Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Oncologia Médica, era desde 2012 assistente da Direção Clínica. No IPO, coordenou o processo de certificação do Instituto a Centro Integrado de Cuidados Paliativos e Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e faz parte da equipa dos Centros de Referência de cancro do esófago, reto e canal anal. Integra várias organizações nacionais e estrangeiras, incluindo o grupo de investigação em cancro digestivo da European Organisation for Research and Treatment of Cancer, sendo investigador em diversos ensaios clínicos. Foi professor na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e tem atividade docente na NOVA Medical School – Universidade Nova de Lisboa. É membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do IPO Lisboa e perito clínico do INFARMED e da Agência Europeia do Medicamento (EMA), na área do medicamento.

Maria Paula Branco

Enfermeira Diretora e Vogal Executiva

Licenciada em enfermagem, tem especialização em Saúde Infantil e Pediátrica e foi enfermeira-chefe do Serviço de Pediatria entre 2013 e 2018. Desenvolveu toda a carreira de enfermagem no IPO Lisboa, para onde entrou em 1987 e onde desempenhou diversas funções, em diferentes serviços (além da pediatria, nos serviços de cirurgia geral, ginecologia, urologia, cirurgia plástica, pneumologia e unidade de cuidados intensivos). Também integrou o Gabinete de Educação e Investigação em Enfermagem do IPO, fez parte de comissões técnicas e participou em múltiplos grupos de formação no âmbito da saúde e da educação.

Sandra Gomes Gaspar

Vogal Executiva

É vogal executiva do Conselho de Administração do IPO desde 2012. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, diplomada em Administração Hospitalar e com uma pós-graduação em Gestão da Saúde, foi administradora hospitalar no Centro Hospitalar de Lisboa Central, no Hospital de Egas Moniz e na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros organismos do setor da saúde e da administração pública. Começou a carreira como enfermeira nos hospitais de Santo António dos Capuchos e Curry Cabral, em Lisboa, e esteve por duas vezes como assessora no gabinete do secretário de Estado da Saúde. É membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e colabora no Curso de Promoção a Oficial Superior do Exército, módulo Serviços de Saúde.

Júlio Pedro

Vogal Executivo

É vogal executivo do Conselho de Administração do IPO desde 2018. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, tem especialização em Administração Hospitalar. Foi vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, do conselho diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano. Exerceu funções de administrador hospitalar nos hospitais de São José e Egas Moniz, em Lisboa. Começou a carreira como enfermeiro no Hospital de Santo António dos Capuchos. É arguente convidado de júris da Escola Nacional de Saúde Pública e leciona na pós-graduação de Serviços de Saúde da Universidade Lusíada. Da participação em grupos de trabalho, destaca-se a colaboração com a Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência.