Neste Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra que o cancro está entre as doenças crescentes, como a asma e as doenças cardíacas, e sublinha ser necessário manter saudáveis os seres humanos e o planeta. “A crise climática também é uma crise de saúde”, sublinha a OMS.
Mais de cinco mil tumores malignos
No Relatório de Gestão e Contas de 2021, já enviado à tutela e ao Tribunal de Contas, refere-se que, do total dos utentes referenciados, ficaram em tratamento no IPO Lisboa 5.433 novos doentes (número provisório) com tumores malignos registados na base de dados do Serviço de Epidemiologia.
O relatório destaca o aumento das primeiras consultas como o “impacto mais positivo e contrastante com o ano anterior”. Foram realizadas 54.581 primeiras consultas externas, mais 27% (11.668) do que em 2020, um número que ultrapassa mesmo os resultados pré-pandemia.
No total das consultas externas, foram efetuadas 305.751 consultas médicas e 143.030 consultas não médicas. No apoio domiciliário, foram acompanhados pelas equipas de cuidados paliativos 3194 doentes. O IPO Lisboa segue por ano cerca de 60 mil doentes.