Back

18 de Março 2022

IPO Lisboa recebe 100 Baby Pelones

Fundação Juegaterapia entregou primeira centena de bonecos bebés sem cabelo para as crianças tratadas no Serviço de Pediatria do Instituto.

Já começaram a chegar ao Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) os bonecos bebés sem cabelo Baby Pelones, destinados às crianças com doenças oncológicas que ali recebem tratamento. Esta semana foram entregues uma centena.

 

A iniciativa, da Fundação Juegaterapia, é o resultado da campanha que marcou o Dia Internacional da Criança com Cancro, assinalado a 15 de fevereiro, deste ano. A campanha apelou aos portugueses para comprarem Baby Pelones e os doarem, acompanhados de mensagens de incentivo, às crianças acompanhadas no Instituto.

 

“A brincadeira é o mais importante para as crianças pois é neste processo que reciclamos as emoções e a necessidade de conhecer e reinventar o mundo, a nós mesmos e a nossa relação com ele”, sublinhou a médica Filomena Pereira, diretora do Serviço de Pediatria, presente na sessão de entrega dos brinquedos.

 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta bela campanha, que superou todas as nossas expectativas graças à generosidade do povo português. Hoje fazemos esta primeira entrega em conjunto, mas não vamos parar aqui. Há ainda muitos mais Baby Pelones para serem entregues”, revelou Ana Príncipe, embaixadora da Fundação Juegaterapia em Portugal. A responsável adiantou ainda que o objetivo da instituição é levar um Baby Pélon a todas as crianças que sofrem de cancro.

Esquecer a doença

 

No encontro participaram também os representantes das entidades que promoveram e apoiaram a iniciativa – El Corte Inglés, Toys R Us, Gocco, Farmácia Internacional e Enviália – e a locutora de rádio Vera Fernandes, uma das figuras públicas que apoiou o projeto.

 

Os Baby Pelones são inspirados nas crianças que lutam contra o cancro e todos os bonecos têm um lenço na cabeça em sua homenagem. Há 22 modelos diferentes disponíveis e continuam a poder ser adquiridos nos espaços El Corte Inglés, Toys “R” Us, Gocco e online na Amazon, Women’ Secret, Juguetilandia e no site da Fundação Juegaterapia.

 

A Fundação Juegaterapia é uma instituição solidária que apoia crianças em tratamento oncológico, levando até elas brinquedos e outros equipamentos que promovam a diversão e as façam esquecer a doença. As receitas da venda dos Baby Pelones destinam-se a transformar os hospitais em lugares mais divertidos, onde as crianças podem continuar a brincar apesar de estarem hospitalizadas.

Cinema para a sala de espera

 

Outro dos projetos que a Fundação Juegaterapia está a desenvolver com o IPO Lisboa é a conversão numa sala de cinema de um dos espaços de espera das crianças, enquanto aguardam por consultas, tratamentos ou exames (no Pavilhão Lions). A sala, com 16 lugares, ficará decorada com cores vivas e temas alusivos ao cinema. E lá serão projetadas as películas preferidas dos mais pequenos.

 

Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Disney, é financiada pelos Baby Pelones Princesas Disney. Segundo a fundação, as princesas do universo Disney partilham valores com as crianças com doenças oncológicas e são um reflexo das suas qualidades e de como potenciá-las: são valentes, guerreiras, resilientes.