“O balanço de mais uma edição deste curso é sem dúvida muito positivo. A broncologia é uma área muito específica, na qual o IPO está há muitos anos na vanguarda e é esse conhecimento que queremos passar para as gerações mais novas”, afirma Jorge Dionisio, médico pneumologista e responsável por esta iniciativa que decorreu ao longo de três dias no Anfiteatro do IPO Lisboa e que terminou no passado sábado, dia 28 de janeiro.
O curso teórico-prático de broncologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) já vai na 18.ª edição e tem por objetivo proporcionar uma experiência prática única e de nível elevado, com a execução de manobras variadas, que garantam uma efetiva aprendizagem, destinada a médicos internos e especialistas da área da pneumologia que desejem aprofundar os conhecimentos na área da broncologia.
A formação incluiu sessões de videoconferência em tempo real, ensino técnico e teórico dos procedimentos, treino pessoal tutelado, temas teóricos da experiência do Serviço de Pneumologia e sessões teórico-práticas. “São os aspetos práticos e as transmissões de exames em direto que valorizam este tipo de formações e que queremos continuar a desenvolver em próximas edições”, frisa o médico.
A broncologia tem vindo a ter um crescente desenvolvimento nos últimos anos, tanto na vertente tecnológica como no importante apoio que dá a áreas como a Oncologia, os Cuidados Intensivos, a Anestesiologia e a Medicina Interna, entre outras.