Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), as obras de requalificação da Praça de Espanha têm início na próxima sexta-feira, 10 de janeiro. Os trabalhos vão decorrer durante dez meses e têm implicações diretas nos acessos rodoviários ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), tanto à entrada como à saída, com supressão de alguns percursos e alterações de outros.
O acesso ao IPO através da Avenida Calouste Gulbenkian, para quem vem do Sul, é um dos percursos suprimidos e não voltará a existir. Mas sair do IPO e apanhar a Avenida Calouste Gulbenkian continuará a ser possível por enquanto, com alteração do percurso.
Para facilitar o acesso, a CML vai abrir a ligação direta da Avenida dos Combatentes ao IPO, ficando essa via reservada exclusivamente para viaturas que se dirijam ao Instituto, nomeadamente transporte de doentes e colaboradores.
Além dos acessos ao IPO, as obras terão impacto em todo o trânsito da Praça de Espanha e áreas envolventes, pelo que se apela ao uso de transportes públicos, sempre que possível.
Em informação enviada ao IPO, a CML agradece a compreensão de todos pelos incómodos causados e sugere percursos alternativos.
Com esta intervenção, a CML pretende fazer da Praça de Espanha um dos principais espaços verdes e de lazer de Lisboa, com jardim, percursos pedonais e de bicicleta. A requalificação desta área implica um novo traçado viário, ligando diretamente a Avenida Calouste Gulbenkian à Avenida de Berna e a Avenida dos Combatentes à Avenida António Augusto de Aguiar.
Recorde-se que junto à Praça de Espanha serão em breve construídos outros edifícios, incluído o novo edifício de ambulatório do IPO Lisboa, cujo projeto está em revisão.