Voltar

30 de Julho 2021

Informação sobre transplante de medula

O IPO Lisboa está empenhado em responder ao aumento das necessidades nesta área para atender ao crescente número de doentes. Aceda aqui ao Comunicado de Imprensa.

O Serviço de Transplantação de Progenitores Hematopoiéticos, vulgo Unidade de Transplante de Medula (UTM), do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO de Lisboa) é um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula óssea, um procedimento que permite tratar pessoas com determinado tipo de leucemias e outras doenças graves do sangue e do sistema imunitário.

São intervenções de alto risco, muito complexas, que exigem conhecimentos, trabalho e estruturas muito específicas, recursos humanos qualificados, treinados e em número suficiente para responder adequadamente e com segurança às necessidades dos doentes e famílias, antes, durante e após o tratamento.

Em Portugal, são apenas três os centros que fazem transplantes alogénicos com dadores não relacionados e, destes, só dois realizam este procedimento em idade pediátrica, sendo um deles o IPO Lisboa.

Em 2020 e 2021, apesar dos inúmeros constrangimentos decorrentes da pandemia COVID-19, a UTM do IPO Lisboa prosseguiu os programas de transplantação autóloga (com células do próprio doente) e alogénica (com células de dador, incluindo dadores familiares apenas 50% compatíveis), tendo mesmo aumentado o número de doentes, adultos e crianças, transplantados.

No entanto, o número de doentes com indicação clínica para transplante também é cada vez maior. Com a evolução das tecnologias, a manipulação genética de células e o crescimento dos bancos internacionais de dadores de medula óssea, é hoje possível aplicar esta terapêutica a um maior número de doentes, em fases mais avançadas da doença, que não tinham indicação para transplantação.

Graças à elevada diferenciação do Serviço Nacional de Saúde nesta área, é agora viável beneficiar doentes que, ainda há poucos anos, não havia possibilidade de tratar.

O IPO Lisboa faz suas as preocupações de doentes e familiares perante uma indicação para transplante que não possa ser rapidamente concretizada.

Por isso, está firmemente empenhado, em conjunto com os outros centros nacionais de transplantação, em corresponder ao aumento do número de doentes, com um incremento de capacidade que evite tempos de espera.

Nota: O IPO Lisboa recebe, para transplantação, adultos e crianças da grande Lisboa, Ribatejo, Coimbra, Alentejo, Algarve, Açores, Madeira e Países Africanos de língua Oficial Portuguesa e trabalha em estreita articulação com outros centros de transplantação.
No primeiro semestre de 2021, a UTM do IPO Lisboa realizou 59 transplantes. Em 2020 efetuou 90 e nos anos precedentes de 2019, 2018 e 2017 realizou, respetivamente, 77, 87 e 90 transplantes.

Consulte o Comunicado de Imprensa