Voltar

16 de Dezembro 2022

Histórias da Pediatria no Metro de Lisboa

Crianças tratadas no IPO Lisboa escreveram histórias que podem ser lidas pelos passageiros. Também fizeram enfeites de Natal para decorar as estações.

Se por estes dias andar no Metropolitano de Lisboa pode ler excertos de algumas das histórias criadas pelas crianças tratadas no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). Umas escritas e ilustradas pelos próprios, outras com uma ajudinha dos mais crescidos, ajudam a animar a rotina das viagens no dia a dia.

Estão reproduzidas em pendurantes, há seis diferentes, espalhados pelas carruagens, que podem ser levados para casa. Através do Código QR ou no site do Metro estão disponíveis as versões completas destas e das restantes histórias idealizadas pelas crianças. Na internet pode conhecer a história da “D. Bolinha”, saber de que forma as renas salvaram o Natal, e até qual foi o transporte que serviu de alternativa ao trenó.

A iniciativa partiu do Metro de Lisboa, que também desafiou as crianças a criarem enfeites de Natal para os “Pinheiro Bombeiro”, que decoram algumas das estações da capital. Os enfeites são feitos com materiais reciclados e os pinheiros foram obtidos nas operações de limpeza das matas. As árvores podem ser vistas nas estações de Metro do Marquês de Pombal, S. Sebastião, Jardim Zoológico, e nos espaços cliente do Campo Grande e Marquês de Pombal, e no espaço informação do Aeroporto.

Para animar a “árdua tarefa”, os meninos e meninas seguidos pela Pediatria receberam uma visita das mascotes da transportadora: “Metrox” e “Metrinha”. As mascotes distribuíram abraços e pequenas lembranças, bem como figuras de balões feitas à medida por uma modeladora que os acompanhou.