Voltar
destaque-ipo-gentil-martins-premiado

07 de Abril 2017

Gentil Martins premiado

Gentil Martins, cirurgião pediátrico e fundador do Serviço de Pediatria do IPO, foi hoje condecorado com o Grande Colar do Prémio Nacional de Saúde. O tributo por uma vida dedicada à medicina, grande parte dela trilhada no IPO.

Realizou mais de dez mil cirurgias, foi pioneiro no desenvolvimento de várias técnicas cirúrgicas, realizou com sucesso dezenas de operações ditas «impossíveis», publicou nas mais afamadas revistas científicas, fez conferências em todo o mundo, é membro das mais prestigiadas sociedades médicas e científicas nacionais e internacionais. António Gentil Martins, professor, cirurgião pediátrico e plástico, é conhecido de todos os portugueses e hoje, aos 86 anos, foi condecorado com o Grande Colar do Prémio Nacional de Saúde, em cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Gentil Martins fez história no país e no mundo (todos nos lembramos da notáveis separações de oito pares de gémeos siameses) e é uma figura incontornável na vida do IPO Lisboa. Por ser neto de Francisco Gentil, o fundador do IPO, mas sobretudo pela visão pioneira e moderna que introduziu nas técnicas cirúrgicas e no Serviço de Pediatria, que ele próprio criou em 1960: «É o maior e o mais antigo serviço de oncologia pediátrica do país e a unidade de oncologia pediátrica multidisciplinar mais antiga do mundo», como próprio gosta de dizer.
Quase sessenta anos passados, Gentil Martins continua a vir todas as semanas ao IPO, onde é consultor e continua a dar consultas uma vez por semana.
Obrigado professor!