Voltar

21 de Abril 2021

Formação em estomaterapia

Estão abertas as inscrições para o 10º Curso de Estomaterapia do IPO Lisboa, este ano em formato presencial e online. Certificado pela Ordem dos Enfermeiros.

Capacitar enfermeiros para o exercício de enfermagem de estomaterapia, promover a formação contínua e o intercâmbio científico e profissional entre formandos são os principais objetivos do 10º Curso de Estomaterapia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa).

 

Organizado pela consulta de estomaterapia e com certificação da Ordem dos Enfermeiros, o curso decorre entre 3 de maio e 7 de junho, em dias intercalados, em regime presencial e em formato online, com controlo de presenças e avaliação.

 

Esta formação destina-se a enfermeiros com interesse na enfermagem de estomaterapia e na prestação de cuidados a pessoas com ostomia.

 

Os conteúdos programáticos do curso presencial e do curso online são os mesmos, com exceção do módulo VII – «Prática Clínica» -, só disponível no regime presencial.

 

O número limite de formandos admitidos é 20 para o curso presencial e 50 para a modalidade online. Se o número de inscritos for superior às vagas disponíveis, a seleção dos formandos será feita segundo critérios de equidade no acesso dos serviços e ordem de receção da ficha de inscrição.

 

A inscrição é sempre obrigatória e deve ser efetuada no site do IPO Lisboa, indicando se pretende assistir presencialmente ou online.

 

O curso tem um custo de 250€ em regime presencial e 200€ na modalidade online e é gratuito para os profissionais do IPO Lisboa, que também têm prioridade para a frequência em regime presencial. Neste momento, só existem vagas para a modalidade online.

 

Esta é a décima edição do Curso de Estomaterapia do IPO Lisboa, o que demonstra a importância atribuída pelo Instituto à formação dos enfermeiros e ao seu papel na promoção de boas práticas nesta área, que se traduz na capacitação e promoção da autonomia das pessoas ostomizadas.

 

«As ostomias são uma realidade muito presente no dia-a-dia da população nacional e do IPO, onde fazemos acompanhamento a mais de 400 doentes, com diferentes tipos de tumores», afirma Cláudia Silva, enfermeira coordenadora da consulta de estomaterapia, criada em 2008.

 

«O empenho na formação individual, na melhoria continua, a participação ativa em grupos de trabalho nacionais e internacionais, a visibilidade das boas práticas em estomaterapia no IPO Lisboa, tornou a nossa consulta uma referência a nível nacional», acrescenta a enfermeira, que também preside à Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE).

 

NOTAS:

  • Ao inscrever-se no curso presencial deve indicar, no campo da mensagem, o número de cédula profissional da Ordem dos Enfermeiros.
  • O link para acesso ao curso online será enviado após validação da inscrição e pagamento.

 

Consulte o programa.

    Faça aqui a sua inscrição*
    Nota*: os dados a enviar são confidenciais e destinam-se exclusivamente à identificação do exponente.

    Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

    Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies