Voltar

27 de Setembro 2023

Estomaterapia: ‘Open day’ para doentes e familiares

No âmbito da comemoração dos 15 anos da Consulta de Estomaterapia do IPO Lisboa foram programadas várias atividades, envolvendo profissionais, doentes e familiares.

Outubro arranca no IPO Lisboa com várias iniciativas organizadas pela equipa de Enfermagem da Consulta de Estomaterapia que, este ano, celebra 15 anos. No próximo dia 2 vai realizar-se um Seminário dirigido a enfermeiros que traduz o culminar do 11.º Curso de Estomaterapia decorrido durante o mês de setembro.

Nesta sessão, que decorre todo o dia no anfiteatro, os profissionais vão apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos durante esta formação. Já no dia seguinte, terça-feira, 3 de outubro, a partir das 14h00, a Biblioteca do Instituto acolhe uma tarde diferente – um ‘Open Day’ para a pessoa com ostomia, iniciativa dirigida aos doentes, seus familiares e cuidadores, acompanhados na Consulta de Estomaterapia.

Estratégias que ajudam os doentes

“Um dos objetivos no acompanhamento da pessoa com ostomia é proporcionar atividades específicas às necessidades desta população e, ao mesmo tempo, tentar retirar o formalismo das sessões de informação ou das formações dirigidas. O importante é que as pessoas possam envolver-se neste processo de uma forma mais lúdica, mas sempre com estratégias adaptativas para a sua nova condição”, explica a enfermeira Cláudia Silva que, juntamente com a enfermeira Sandra Paranhos, coordena esta consulta e organiza as atividades.

Quem participar vai ser recebido, em espaço aberto, por enfermeiros especializados, disponíveis para esclarecer dúvidas dos doentes que, após cirurgia, se encontram em diferentes fases de adaptação à sua nova condição. Assim, estarão presentes profissionais de várias áreas de especialidade de enfermagem, desde a reabilitação motora, passando pela intervenção psicoemocional até à alimentação, com estratégias de autovigilância e automonotorização.

“No fundo, vamos apresentar estratégias nos diferentes domínios para ajudar o doente”, precisa a enfermeira Cláudia.

Mostra ‘Memória e Futuro’

Destaque ainda para a inauguração de uma exposição que assinala os 15 anos desta consulta especializada, na tarde de segunda-feira, 2 de outubro. O objetivo é dar a conhecer a evolução dos cuidados de enfermagem, bem como dos dispositivos nas últimas décadas.

“Ao longo dos anos, tem-se feito um percurso no sentido de promover a qualidade dos cuidados, basear a atividade em evidência e, ainda, divulgar, junto dos parceiros, as necessidades desta população. Desta forma, a enfermagem tem conseguido contribuir ativamente para a diferenciação e qualidade dos dispositivos, o que faz com que, hoje, uma pessoa com ostomia possa ter uma vida muito mais inclusiva e mais participativa na sociedade”, remata.

Nesta mostra serão reunidos documentos, fotografias, materiais educacionais e dispositivos de ostomia desde 1980, acompanhando todo o processo de desenvolvimento da formação em enfermagem para pessoa com ostomia no Instituto e no país.

Consulte aqui os programas: a tarde do ‘Open Day’ e o dia do Seminário.