Voltar

21 de Julho 2023

Enfermagem: formação em Estomaterapia

O IPO Lisboa promove mais uma edição do Curso de Estomaterapia. A formação destina-se a enfermeiros do Instituto e é coordenada pelas enfermeiras da consulta de Estomaterapia.

Aprofundar conhecimentos, debater e analisar as atuais práticas nacionais e internacionais estão entre os principais objetivos do 11º Curso de Estomaterapia, que terá lugar durante o mês de setembro, no anfiteatro do IPO Lisboa.

Esta é já a 11ª edição desta formação em competências avançadas de enfermagem que capacitam os profissionais para cuidados especializados, em parceria com os doentes, desde o pré ao pós-operatório de uma cirurgia de ostomia. As ostomias (orifício criado cirurgicamente no corpo para facilitar a alimentação, respiração e/ou a eliminação) são uma realidade de muitos doentes oncológicos e estes cuidados de enfermagem são essenciais para uma melhor gestão do quotidiano, com qualidade de vida.

“A enfermagem em Estomaterapia tem como foco principal a promoção da saúde, do bem-estar e do autocuidado da pessoa com ostomia e visa assegurar intervenções de enfermagem adequadas ao longo de todo o processo de transição de saúde, através da continuidade de cuidados, nos diferentes contextos profissionais”, explicam as enfermeiras Cláudia Silva e Sandra Martins, coordenadoras do curso. Esta formação integra-se ainda no mês em que a Consulta de Estomaterapia celebra o seu 15º aniversário, efeméride que se assinalará com outras ações que envolvem os doentes e profissionais.

Esta edição do Curso de Estomaterapia destina-se apenas aos enfermeiros do IPO Lisboa, num reforço do compromisso com a contínua valorização de competências dos profissionais de saúde, nomeadamente dos novos enfermeiros que chegaram ao Instituto. Arranca a 4 de setembro e prolonga-se até final do mês, dois dias por semana, e conta com a atribuição de 2,5 créditos de desenvolvimento profissional pela Ordem dos Enfermeiros. Está organizado em aulas teóricas, workshops, ensino clínico e seminário final, para “promover o aprofundamento de conhecimentos e competências para o diagnóstico diferenciado e as boas práticas na área da Estomaterapia”.