Voltar

17 de Julho 2020

Em memória do professor Nobre Leitão

O Prof. Nobre Leitão, antigo diretor do Serviço de Gastrenterologia, faleceu dia 16 de julho. Tributo ao médico e ao homem que deixou marcas na investigação médica do IPO e do país.

O Prof. Nobre Leitão deixou-nos ontem, dia 16 de julho.

O Prof. Nobre Leitão foi um Gastrenterologista com uma visão dinâmica e moderna da prática médica, que em muito contribuiu para o alicerçar da qualidade dos cuidados em patologia gastrointestinal que se praticam hoje em Portugal.

Ao longo da sua carreira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) e particularmente como Director do Serviço de Gastrenterologia, cargo que exerceu entre 1996 e 2009, o seu conceito integrador de saberes permitiu a criação de uma escola, ainda hoje viva, em que a prática médica agrega trabalho assistencial, investigação e ensino, de forma harmoniosa e indissociável.

Visionário, o Prof. Nobre Leitão captou precocemente o alcance dos progressos tecnológicos que a Medicina ia recebendo e, mercê do seu espírito empreendedor e combativo, contribuiu decisivamente para o pioneirismo do Instituto na incorporação de muitos dos mais modernos equipamentos e técnicas na actividade clínica. O benefício para os doentes e o exemplo do Instituto para o desenvolvimento da Medicina portuguesa foram de enorme importância.

Não sendo um académico no sentido estrito, o Prof. Nobre Leitão era um pedagogo que acreditava que «é melhor médico o médico que investiga e ensina» e isto permitiu que, ao lado de outras figuras na sua época igualmente marcantes para o Instituto, contribuísse para a construção da filosofia de trabalho em que hoje assenta a investigação médica no IPO Lisboa e que é reconhecida, pelos nossos pares nacionais e pelos nossos pares e avaliadores internacionais.

Foi para essa «união feliz» do diagnóstico com a investigação, marca reconhecida da investigação médica no IPO Lisboa, que o Prof. Nobre Leitão, ao lado dos seus congéneres da época, contribuiu de forma assinalável e duradora. É essa união, filha de espíritos como o do Prof. Nobre Leitão, ainda hoje reconhecida no trabalho dos nossos investigadores, que confere ao Instituto papel de relevo interinstitucional.

O Prof. Nobre Leitão deixou-nos, mas a sua marca no «modo de fazer» do IPO Lisboa é indelével.

Utilizamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no nosso site.

Se continuar a usar este site, assumiremos que está de acordo com a utilização de cookies