A colheita por aférese é uma colheita seletiva através de um aparelho automático (separador celular), sendo os restantes componentes sanguíneos restituídos ao dador, através da mesma agulha. Permite obter (se o dador tiver condições hematológicas para tal), os mesmos componentes que colheríamos numa unidade de sangue total, mas de uma forma mais eficiente. Com esta última técnica podemos colher uma unidade terapêutica de plaquetas, que designamos de concentrado unitário de plaquetas (CUP), enquanto que na doação de sangue total precisamos de quatro a cinco dadores para obter uma unidade terapêutica.
Em 2022, a colheita in house garantiu cerca de 60% do total de componentes transfundidos, representando 68% dos concentrados de eritrócitos, 89% dos CUP (concentrado unitário de plaquetas) e 31% das Pools de Plaquetas.
Manter e promover este ritmo de crescimento constitui um dos grandes objetivos do serviço. É uma parceria de elogio à vida, assente num suporte organizacional que tem vindo a ser desenvolvido e melhorado ao longo dos anos.