Voltar

16 de Outubro 2023

Dia Mundial da Alimentação

Assinala-se todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro. ‘Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás’ é o tema de 2023 definido pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

No Dia Mundial da Alimentação, a Unidade de Nutrição e Dietética do IPO Lisboa aproveita para lembrar que os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco que mais contribui para morbilidade e mortalidade da população portuguesa.

A Dieta Mediterrânica é recomendada para a prevenção de doenças como obesidade, diabetes, doença cardiovascular e vários tipos de cancro. Nunca é demais reforçar a importância da prevenção: adequar os seus hábitos alimentares e comportamentais a um estilo de vida (mais) saudável – como privilegiar uma dieta mediterrânea, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, ser fisicamente ativo e ter horas de sono adequadas – é fundamental para a sua saúde.

Água é vida
‘Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás’ é o tema definido este ano pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

A água representa mais de 50% do nosso corpo e deve ser um elemento fundamental na rotina alimentar diária. Podemos ainda fazer a diferença, para uma alimentação mais saudável, escolhendo alimentos locais, sazonais e frescos.

O consumo insuficiente de fruta, hortícolas, cereais integrais e frutos oleaginosos, além do consumo excessivo de sal, estão entre os principais fatores que contribuem para a perda de anos de vida saudável.

Cerca de 1/3 dos cancros podem ser prevenidos por modificação dos hábitos alimentares e outros comportamentos de estilo de vida.