Voltar

24 de Novembro 2023

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Foi a morte das irmãs dominicanas Mirabal, em 1960, que deu origem à data.

A Equipa de Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do IPO Lisboa associa-se a esta data instituída pela ONU com o objetivo de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge mulheres e raparigas.

Segundo dados das Nações Unidas, esta continua a ser uma das principais violações dos Direitos Humanos no mundo e estima-se que uma em cada três mulheres tenha sido sujeita, pelo menos uma vez na vida, a violência por parte dos companheiros.

Também as ferramentas tecnológicas têm vindo a permitir um aumento de casos de violência: uma em cada 10 mulheres na União Europeia sofreu assédio cibernético desde os 15 anos, através de e-mails ou mensagens SMS indesejados e ofensivos ou avanços inadequados em de redes sociais.

Foi a morte das irmãs Mirabal, em 1960, que deu origem à data: as ativistas dominicanas, conhecidas por ‘Las Mariposas’ (as borboletas), foram brutalmente assassinadas por se oporem à ditadura militar de Rafael Trujillo.

Em sua homenagem, a ONU decretou o 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.