Back

17 de Março 2022

Debater a sexualidade além do cancro

Congresso Nacional de OncoSexologia junta profissionais em Coimbra de 5 a 7 de maio. Organização a cargo do Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO Coimbra.

“Sexualidade para além do cancro – Passado, presente e futuro” é o tema do Congresso Nacional de OncoSexologia, que tem lugar nos dias 5, 6 e 7 de maio em Coimbra.

O encontro, que tem lugar na Coimbra Business School, é organizado pelo Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra), em parceria com profissionais do IPO de Lisboa e do IPO do Porto.

 

Ricardo Godinho, presidente da Comissão Organizadora, explica que esta edição visa “promover a saúde sexual, dentro dos mais altos padrões da medicina sexual, baseando-se em evidências clínicas, através da educação, pesquisa e formulação de cuidados de saúde especializados”.

 

O especialista em urologia, que coordena o Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO Coimbra, sublinha que os profissionais “reconhecem ainda dificuldades na abordagem e orientação dos doentes com queixas sexuais”.

 

No IPO Lisboa a Unidade de Psiquiatria disponibiliza uma consulta de oncosexologia. Aqui são tratados com mais frequência casos de perturbação do desejo e do interesse sexual, redução de líbido e desejo hipoativo, assim como dor genito-pélvica à penetração e disfunção erétil.

 

O programa do congresso pode ser consultado aqui e as inscrições efetuadas neste site.