Voltar

12 de Junho 2020

Covid-19: dar sangue em segurança

No Dia Mundial do Dador de Sangue, a Dra. Olga Santos, médica especialista em imunohemoterapia, convida à dádiva no IPO. Com toda a segurança.

O Dia Mundial do Dador de Sangue 2020 tem a particularidade de se assinalar no decorrer da pandemia de COVID-19.

Esta é a mais recente e significativa ameaça à saúde pública mas não deve representar uma ameaça para a segurança e sustentabilidade do fornecimento de componentes do sangue.

Até à data, não foi reportado nenhum caso de transmissão de vírus respiratórios por transfusão. Para além disso, as medidas adotadas para a elegibilidade dos dadores impedem a dádiva de pessoas com manifestações clínicas de infeção respiratória ou febre.

No IPO Lisboa procurou-se garantir a atividade assistencial aos doentes oncológicos sem descurar a sua proteção e a dos profissionais.

Na celebração do Dia Mundial do Dador de Sangue queremos:

  • Convidar a população saudável, com mais de 18 anos, para a dádiva de sangue voluntária, benévola e não remunerada, com vista a aumentar o número de dádivas no IPO Lisboa, de forma a garantir as necessidades dos seus doentes;
  • Relembrar para a necessidade das dádivas de sangue regulares, que permitam manter as reservas de componentes do sangue para que todos os doentes possam receber prontamente os componentes sanguíneos de que necessitam;
  • Informar sobre as medidas implementadas para proteger o dador do risco de COVID-19.

 

Foram reforçados os critérios de elegibilidade para dadores de sangue:

  • Adiamento das dádivas de dadores de sangue por 28 dias após possível exposição/ contacto com caso confirmado de COVID-19 e viagem para áreas ou regiões com transmissão comunitária ativa;
  • Adiamento de dádivas de potenciais dadores com casos confirmados de SARS-CoV-2 por 28 dias após resultado comprovadamente negativo para COVID-19 através de dois testes (RT-PCR para SARS-CoV-2) negativos, com pelo menos 48 horas de diferença.

 

Se cumpre estes critérios e quer vir dar sangue ao IPO Lisboa agende a sua dádiva através do e-mail imunohemoterapia@ipolisboa.min-saude.pt, com indicação do dia preferencial e contacto telefónico.

Por razões de segurança faremos breve questionário e marcaremos a sua dádiva para o dia que mais lhe convier. Deverá usar máscara e desinfetar as mãos à entrada do serviço.
Esta estratégia de marcação das dádivas permite garantir o distanciamento social preconizado pela Direção Geral da Saúde.

Nos 28 dias que se seguem a dádiva, os dadores devem vigiar e comunicar situações de doença consistente com COVID-19.

 

Veja o vídeo do IPO Lisboa, que se associa ao Dia Mundial do Dador de Sangue 2020.