Voltar

06 de Outubro 2023

Curso de Feridas em Oncologia a partir de 19 de outubro

Formação decorrerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, entre as 9h00 e as 16h00, num total de 24 horas.

​“As feridas constituem um importante problema de saúde pública e são já consideradas como uma epidemia deste século”, alerta a organização do 3º Curso Teórico-prático de Feridas em Oncologia, promovido pelo Centro de Formação do IPO Lisboa.

 

Esta ação formativa interna, dirigida aos profissionais do IPO,​ reflete a constante necessidade da atualização de conhecimentos e competências técnicas e é, simultaneamente, um exercício importante de reflexão sobre a prática dos cuidados de saúde neste domínio.

 

“A evolução da evidência científica, o alargamento de recursos e a necessidade de conhecimentos teórico-práticos dos profissionais de saúde – enfermeiros, médicos, farmacêuticos e nutricionistas – têm vindo a justificar esta necessidade de valorização formativa. Concretamente no contexto de cuidados à pessoa com doença oncológica, o aparecimento de feridas e lesões cutâneas surge como uma realidade de feridas muito específica e que exige competências diferenciadas”, justifica a organização.

 

Os formadores são elementos da Equipa Multidisciplinar de Estudo e Tratamento de Feridas do IPO Lisboa.

 

Este curso visa, assim, ampliar competências técnico-científicas na prestação de cuidados à pessoa com feridas, compreender a problemática das pessoas e familiares afetados; melhorar o desempenho individual, e em equipa, dos profissionais, e promover valores relacionais essenciais à prestação de cuidados à pessoa portadora de feridas em contexto oncológico.

 

A formação decorrerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, entre as 9h00 e as 16h00, num total de 24 horas.

 

Consulte o programa completo